O DEGELO DAS GELEIRAS ESTÁ DESACELERANDO A ROTAÇÃO DA TERRA – SAPERJ
sábado , outubro 24 2020

O DEGELO DAS GELEIRAS ESTÁ DESACELERANDO A ROTAÇÃO DA TERRA

O derretimento das geleiras, causado pelo aumento da temperatura mundial, parece estar ocasionando uma leve desaceleração da rotação da Terra. Esse é mais um sinal do grande impacto da mudança climática global.
A força motriz por trás dessas sutis, porém perceptíveis alterações na rotação da Terra, medida pelos satélites e métodos astronômicos, é o aumento do nível dos mares, que é alimentado pelo fluxo de água derretida proveniente das geleiras, disseram os pesquisadores.
O movimento do gelo e da água derretida também está causando um ligeiro deslocamento do eixo da Terra, ou polo norte, em um fenômeno conhecido como “deslocamento polar,” afirmaram os pesquisadores.
A pesquisa investigou as mudanças na rotação e no eixo do planeta em face do aumento do nível do mar no século 20 como resultado do aquecimento global.
O derretimento das camadas de gelo e a elevação do nível do mar alteraram a rotação do eixo do planeta, ou polo norte, em índices inferiores a um centímetro por ano. Esse descongelamento desacelerou a rotação da Terra e acrescentou cerca de um milésimo de segundo à duração do dia ao longo do século 20.

Sem título 2

Fonte: Yahoo

Veja mais:  Ártico está esquentando duas vezes mais rápido que o resto do planeta.

Assista: O dia depois de amanhã.

Veja também

O AVANÇO DO MAR

Anda se falando muito em avanço do mar. Será  que o mar está avançando ou ...

SUPER ICEBERG E AQUECIMENTO GLOBAL

Gigantesco iceberg está perto de se romper na Antártica. Segundo cientistas, ruptura do bloco de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *