O DEGELO DAS GELEIRAS ESTÁ DESACELERANDO A ROTAÇÃO DA TERRA

O derretimento das geleiras, causado pelo aumento da temperatura mundial, parece estar ocasionando uma leve desaceleração da rotação da Terra. Esse é mais um sinal do grande impacto da mudança climática global.
A força motriz por trás dessas sutis, porém perceptíveis alterações na rotação da Terra, medida pelos satélites e métodos astronômicos, é o aumento do nível dos mares, que é alimentado pelo fluxo de água derretida proveniente das geleiras, disseram os pesquisadores.
O movimento do gelo e da água derretida também está causando um ligeiro deslocamento do eixo da Terra, ou polo norte, em um fenômeno conhecido como “deslocamento polar,” afirmaram os pesquisadores.
A pesquisa investigou as mudanças na rotação e no eixo do planeta em face do aumento do nível do mar no século 20 como resultado do aquecimento global.
O derretimento das camadas de gelo e a elevação do nível do mar alteraram a rotação do eixo do planeta, ou polo norte, em índices inferiores a um centímetro por ano. Esse descongelamento desacelerou a rotação da Terra e acrescentou cerca de um milésimo de segundo à duração do dia ao longo do século 20.

Sem título 2

Fonte: Yahoo

Veja mais:  Ártico está esquentando duas vezes mais rápido que o resto do planeta.

Assista: O dia depois de amanhã.

Veja também

AQUECIMENTO GLOBAL

Estudo mostra que aquecimento das águas reduz população de peixes. Cientistas advertem que aquecimento global ...

ALÉM DA PONTA DO ICEBERG

Iceberg 300 mil vezes maior que o do Titanic dá ‘piruetas’ a 45 km da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *