Home » Destaques » EFEITOS COLATERAIS

EFEITOS COLATERAIS

Sem título

“Procurando Dory” dá a largada com recorde nos EUA. Filme arrecadou 9,2 milhões de dólares e fixou uma nova marca para pré-estreias na categoria animação, mas nem tudo é lucro.

O certo é que o filme aumentará a venda dessa espécie tropical e a sua pesca, que utiliza veneno com cianureto, denuncia um relatório da ONG For the Fishes.

Depois de “Procurando Nemo”, o primeiro filme da franquia, mais de um milhão de peixes-palhaço (Amphiprioninae) já foram capturados de recifes tropicais, disse Craig Downs, do Laboratório Ambiental Haereticus da Virgínia (leste dosEstados Unidos), instituto de pesquisa que elaborou o relatório junto com a For the Fishes.

Uma das formas mais comuns – apesar de ilegal – de capturar esses peixinhos coloridos é usando cianureto. “Para pegá-los, você coloca cianureto no peixe, ou ele vai para essa nuvem de cianureto e fica atordoado”, afirmou Downs.

Sem título1Mais da metade dos aquários de água salgada comprada pelos pesquisadores em lojas de animais deu positivo para teste de cianureto, segundo o relatório. “Todos os peixes como ‘Dory’, ou ‘Nemo’, que eu comprei têm – salvo um – altos níveis de resíduos de veneno”, reforçou Downs, acrescentando que eles “não sobreviveram mais de nove dias depois da compra”.

Dálmatas – Algo parecido aconteceu com o filme “101 dálmatas”, lançado pela Disney em 1996. O longa-metragem influenciou milhares de pessoas em todo mundo a comprar o cão de cor branca com manchas pretas. Passados 15 anos do lançamento do filme, a procura pelo cão diminuiu e já não existem criadores específicos da raça. Segundo a criadora Fabiana Cristina Santos Tiago, “na época do lançamento do filme, muitas pessoas compraram dálmatas sem conhecer o perfil da raça e por conta disso muitos foram abandonados.”

Confira Nemo e Dory

Confira Dálmatas

 

 

 

Além disso, Verifique

PEIXE, BOI, ETC.

A produção brasileira de carne bovina manteve a trajetória de crescimento em 2016, enquanto a ...

DE VOLTA AO NORMAL

Maior empresa enlatadora de pescados da América Latina retoma produção em Itajaí.  Empregados da área ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*