EFEITOS COLATERAIS

Sem título

“Procurando Dory” dá a largada com recorde nos EUA. Filme arrecadou 9,2 milhões de dólares e fixou uma nova marca para pré-estreias na categoria animação, mas nem tudo é lucro.

O certo é que o filme aumentará a venda dessa espécie tropical e a sua pesca, que utiliza veneno com cianureto, denuncia um relatório da ONG For the Fishes.

Depois de “Procurando Nemo”, o primeiro filme da franquia, mais de um milhão de peixes-palhaço (Amphiprioninae) já foram capturados de recifes tropicais, disse Craig Downs, do Laboratório Ambiental Haereticus da Virgínia (leste dosEstados Unidos), instituto de pesquisa que elaborou o relatório junto com a For the Fishes.

Uma das formas mais comuns – apesar de ilegal – de capturar esses peixinhos coloridos é usando cianureto. “Para pegá-los, você coloca cianureto no peixe, ou ele vai para essa nuvem de cianureto e fica atordoado”, afirmou Downs.

Sem título1Mais da metade dos aquários de água salgada comprada pelos pesquisadores em lojas de animais deu positivo para teste de cianureto, segundo o relatório. “Todos os peixes como ‘Dory’, ou ‘Nemo’, que eu comprei têm – salvo um – altos níveis de resíduos de veneno”, reforçou Downs, acrescentando que eles “não sobreviveram mais de nove dias depois da compra”.

Dálmatas – Algo parecido aconteceu com o filme “101 dálmatas”, lançado pela Disney em 1996. O longa-metragem influenciou milhares de pessoas em todo mundo a comprar o cão de cor branca com manchas pretas. Passados 15 anos do lançamento do filme, a procura pelo cão diminuiu e já não existem criadores específicos da raça. Segundo a criadora Fabiana Cristina Santos Tiago, “na época do lançamento do filme, muitas pessoas compraram dálmatas sem conhecer o perfil da raça e por conta disso muitos foram abandonados.”

Confira Nemo e Dory

Confira Dálmatas

 

 

 

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

PEIXE MORTÍFERO

PEIXE MORTÍFERO Uma cidade do Japão transmitiu um alerta de emergência depois que porções potencialmente ...

UM MAR DE EVENTOS EM 2018

UM MAR DE EVENTOS EM 2018 Quem trabalha na produção, processamento ou comercialização de pescado ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *