ABANDONANDO O BARCO EUROPA

Sem título

A decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, com mais de 17,4 milhões de votos a favor da Brexit, repercutiu nesta sexta-feira (23) entre os líderes mundiais.
‘Brexit’ é a abreviação das palavras em inglês Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída). Designa a saída do Reino Unido da União Europeia.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que havia alertado para a “destruição da União Europeia e da civilização política ocidental” no caso de o “sair” vencer, fez um breve pronunciamento em que disse que está preparado para o cenário negativo e que não haverá um vácuo legal entre o Reino Unido e o bloco até que a região formalize sua saída. “Hoje posso dizer que estamos determinados a defender nossa unidade como 27”, afirmou. “É um momento histórico, mas com certeza não é um momento para reações histéricas”, destacou em uma declaração em nome dos outros 27 Estados membros.

Para a publicação britânica “The Economist”, algo que era “impensável se tornou irreversível”, com a população votando pela saída do país de um “clube que recebe quase metade das exportações do Reino Unido”.

Em texto publicado após a divulgação do resultado final, a revista diz que a decisão do plebiscito pode gerar uma “economia permanentemente menos vibrante”, com menos empregos, receita e mais austeridade.

A publicação destaca que a Escócia, que votou em peso pela permanência na União Europeia, pode tentar forçar sua saída do Reino Unido, o que quase aconteceu em 2014. A revista diz que o resultado do plebiscito pode “balançar uma já frágil economia global”.

Leia mais: G1; Folha de São Paulo;

 

 

Veja também

EMBARCANDO NA REAL

Precisamos decidir, para o bem de todos, que a pesca não tem nada a ver ...

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

PESCADORES E MARINHEIROS

Pescadores portugueses estão à beira de um ataque de nervos. Comandante do porta-aviões USS Theodore ...

A PESTE E AS RUÍNAS

A peste é o nosso calcanhar de Aquiles. A tragédia está batendo em nossa porta ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *