Armada Invencível o Galeão “São Marcos”

O Galeão “São Marcos”

Uma equipe de especialistas trabalha no litoral da Irlanda para recuperar o GALEÃO ‘SÃO MARCOS’, que naufragou há 426 anos. Leia texto sobre a história da Armada Invencível.


Seja em inglês ou em gaélico, não há nomes de lugares na Irlanda no qual sobreviva com mais intensidade a lenda da Armada Invencível do que em Spanish Point. Ou Rinn na Spáinneach, em gaélico. Localizada a poucos passos dos penhascos de Moher, esta pequena cidade de apenas 80 vizinhos voltou a reforçar nas últimas semanas seus laços com a Felicíssima Armada de Felipe II — o termo Invencível foi um bem-sucedido apelido inglês— graças a uma campanha arqueológica de primeira ordem: o Projeto São Marcos. Seu objetivo? Nada menos que, nas próximas semanas, recuperar o galeão de mesmo nome que, há 426 anos, afundou em seu litoral.

 

Aos 32 anos, John Treacy, historiador do Mary Immaculate College de Limerick, é o cérebro e o coração do Projeto São Marcos. Nos últimos três anos, ele e sua equipe bateram na porta de todas as instituições públicas e privadas da Irlanda para conseguir fundos e autorizações necessárias para uma campanha deste calibre. Fruto destes movimentos, o Governo irlandês ofereceu tecnologia de última geração para, por exemplo, mapear até o momento 75% do lugar no qual se acredita que os destroços estejam localizados, assim como o investimento necessário para realizar mapas 3D da área marinha via satélite.

galeao3

O “SÃO MARCOS”

O galeão foi construído em 1585 na Cantábria

Capacidade 790 toneladas e 33 canhões de bronze

Levava 350 soldados e 140 marinheiros. Sobreviveram quatro pessoas que logo foram fuziladas pela Inglaterra.

Afundou em 20 de setembro de 1588, em uma tempestade de rajadas de vento de 100 quilômetros e ondas de 15 metros de altura

Parte da equipe que busca trazer à tona o ‘São Marcos’, diante dos penhascos de Moher, na Irlanda

 

Fontes:

Leia e saiba mais

El País – Espanha

Marinha do Brasil – Site não Oficial

 

Veja também

DOIS NAUFRÁGIOS E O TITANIC 2

O navio português que naufragou há 400 anos e foi encontrado só agora. Navio grego ...

O NAVEGANTE EZRA POUND

      Ezra Pound (1885-1972), poeta e ensaísta norte-americano, autor de Os Cantos, talvez ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *