UMA PESQUISA VITAL

sem-titulo

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” realizará a I Campanha Hidrográfica na região oceânica ao largo da costa sudeste brasileira, incluindo a Ilha Oceânica de Trindade. A Marinha, por meio da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), apoia o Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC), que tem por objetivo estabelecer o limite da Plataforma Continental além das 200 milhas náuticas da Zona Econômica Exclusiva.

A Comissão denominada de MCTIC-LEPLAC/2016 tem o objetivo de coletar dados ambientais (meteorológicos, oceanográficos e hidrográficos) na região de interesse, a fim de contribuir para a realização dos projetos de pesquisa aprovados pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a produção de informações ambientais destinada à Segurança da Navegação e o fornecimento de subsídios para o LEPLAC.

Nesta Comissão embarcarão 30 pesquisadores da Universidade Federal Fluminense – UFF, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e da Universidade de São Paulo – USP, que estudarão os processos de interação entre o oceano e a atmosfera, visando a aprofundar o conhecimento sobre os ecossistemas marinhos, além de possíveis impactos sofridos em decorrência das mudanças climáticas.

O Navio, adquirido por meio de Acordo de Cooperação firmado entre o Ministério da Defesa/Marinha do Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Petrobras e a Vale, foi incorporado à Marinha do Brasil em março de 2015.

Lançado ao mar em setembro de 2014, o NPqHo “Vital de Oliveira” serve como Plataforma Marítima, Laboratório Oceânico e Laboratório Multiuso, sendo empregado no monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas brasileiras. Para tanto, o Navio possui 30 equipamentos científicos que proporcionarão a capacidade de melhor conhecer as riquezas presentes na “Amazônia Azul”.

Leia mais

Vital Oliveira em ação

 

Veja também

EM DEFESA DO MAR BRASILEIRO

EM DEFESA DO MAR BRASILEIRO Pela primeira vez mulher comanda território brasileiro mais distante do ...

A PESCA, OS BOTOS E O BODE

A PESCA, OS BOTOS E O BODE UMA REFLEXÃO SOBRE CULPA E RESPONSABILIDADE A pesca ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *