ONU LANÇA CAMPANHA PARA REDUZIR PLÁSTICO NOS OCEANOS

Sem título1Segundo a entidade, plástico representa 80% do lixo nos oceanos e causa prejuízos no valor de US$ 8 bilhões nos ecossistemas marinhos.

A ONU lançou uma campanha global dirigida a governos, empresas e consumidores para reduzir os resíduos de plástico nos oceanos, onde são lançadas cerca de oito toneladas por ano deste material.

“Clean Seas” (“Limpar os mares”) se chama a campanha apresentada durante a Cúpula Mundial dos Oceanos, que acontece até esta sexta-feira (24) em Nusa Dua, na ilha de Bali, na Indonésia, afirmou a ONU em comunicado.

Entre as medidas, a organização multilateral sugere aos governos que apliquem políticas para reduzir o plástico, que as empresas reduzam as embalagens com este material e que os consumidores mudem seus hábitos.

Sem título2Para o ano 2020, a campanha propõe que sejam totalmente eliminadas as maiores fontes de plástico no mar: os microplásticos de cosméticos e as embalagens descartáveis.

“Já passou da hora de abordarmos o problema do plástico que aflige nossos oceanos. A poluição de plástico está aparecendo nas praias da Indonésia, repousando no leito marinho do Polo Norte e ascendendo na cadeia alimentar até nossas mesas”, disse Erik Solheim, chefe da ONU Meio Ambiente.

            Se o aumento de resíduos como garrafas, sacolas e copos de plástico se mantiver no ritmo atual, em 2050 haverá mais plástico do que peixes em peso no mar e 99% das aves marinhas terão consumido restos deste material.

Sem títuloCampanha da ONU

Campanha da ONU 2

Impacto ambiental dos plásticos é de pelo menos US$ 75 bi ao ano

 

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

PALAVRA DO PRESIDENTE: NAVEGANDO NO NEVOEIRO

PALAVRA DO PRESIDENTE NAVEGANDO NO NEVOEIRO   Não é nenhum segredo. O atual momento que ...

TAINHA 2018: RECORDES DE CAPTURA

TAINHA 2018: RECORDES DE CAPTURA Pescadores fazem a maior captura de tainha do ano do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *