Home » Destaques » PÁSCOA SEM BACALHAU

PÁSCOA SEM BACALHAU

Páscoa sem bacalhau: veja receitas com outros peixes e frutos do mar

Quando se trata de almoço de Páscoa, parece ser automático pensar em bacalhau. O peixe é onipresente no menu festivo em todo tipo de receita: assado, gratinado, na forma de moqueca ou até com crosta de linhaça e chia, para quem quer uma pegada mais “fitness” no feriado.

A “culpa” do cardápio é dos portugueses, de acordo com a banqueteira Rita Atrib, do bufê paulistano Petit Comité – foi com a vinda da Família Real para o Brasil em 1808 que o peixe acabou entrando na vida da população, em especial nas festas como Páscoa e Natal. “Ele é um produto caro e, por isso fica difícil para os brasileiros consumi-lo com muita frequência.”

Justamente por conta do preço – ou por causa de seu sabor – há quem prefira procurar alternativas para os almoços da Sexta-feira Santa (quando, tradicionalmente, não se consome pratos com carne vermelha) e do domingo de Páscoa.

“Se a pessoa quiser gastar menos, a merluza é comumente usada no lugar das receitas feitas com bacalhau”, explica Rita. “Existem também outros peixes com sabor e textura que chegam mais ou menos perto do ingrediente, como o pintado, surubim ou pirarucu, considerado o ‘bacalhau da Amazônia”.

Outras sugestões de Rita Atrib de peixes para a ocasião são tainha, atum, sardinhas e cação. “Para quem não pode gastar muito, cubos de cação ao forno ficam uma delícia se assados à moda do bacalhau à portuguesa – com batatas, cebolas, tomates, ovos, alho azeitonas, ervas frescas e, é claro, muito azeite”.

Se preço não for impedimento, a banqueteira tem outras sugestões de prato com frutos do mar especialmente para a ocasião. “Pode ir da sardinha à lagosta, não existe regra. Para quem gosta e pode investir um pouco mais, um delicioso bobó de camarão é uma sugestão que agrada a maioria das pessoas”, diz. Sugestões como o Salmão no Papillote ou ainda o Atum com Molho de Cachaça  também são opções interessantes para o almoço festivo.

RECEITAS

OPERAÇÃO SEMANA SANTA

 

Além disso, Verifique

SARDINHA E INSULTO

Setor da sardinha diz que parecer científico é um “insulto” aos sacrifícios dos pescadores. Isso ...

OSTRAS E MEXILHÕES

Toxina interdita cultivo de ostras e mexilhões em todo o litoral de Santa Catarina. Exames ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*