O BLOQUEIO DA REQUISIÇÃO DE ÓLEO DIESEL

Nas últimas semanas, o setor responsável pela subvenção do óleo diesel – Requisição de Óleo Diesel, conhecida por ROD – do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI constatou um agravamento no bloqueio das RODs de diversas embarcações de associados da entidade. A subvenção do óleo diesel é um benefício concedido pelo governo federal e estadual, para que os armadores possam abastecer as embarcações.

Entre os motivos do bloqueio estão: a APD – autorização provisória de pesca e a necessidade da regularização da autorização, que foi prorrogada por meio de portarias expedidas pelo Ministério da Agricultura. O procedimento de liberação é responsabilidade do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Pesca do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC, em Brasília.

Para tentar solucionar o problema, o SINDIPI acionou o Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura – CONEPE que fica em Brasília. A entidade representativa dos sindicatos filiados entrou em contato com a Coordenadoria Geral de Registros de Aquicultura e Pesca – MDIC, que reconheceu as dificuldades encontradas na operacionalização do Programa de Subvenção ao Óleo Diesel.

De acordo com o responsável pela coordenadoria, Henrique Gonçalves de Almeida, a equipe está impossibilitada em resolver algumas questões, pois o Ministério da Agricultura – MAPA cortou todos os acessos ao sistema, rede de computadores e internet. Uma tratativa entre MAPA E MDIC está em andamento para tentar resolver o problema, já que a Secretaria da Pesca, mesmo integrando o Ministério da Indústria, continua funcionando temporariamente no Ministério da Agricultura.

 

 

SINDIPI busca explicações sobre o bloqueio das RODs  

 

Sem subsídio da União para diesel, pesca de SC perde R$ 7,5 milhões

 

Governo federal libera subsídio de óleo diesel para 318 barcos de pesca

 

Óleo diesel na Justiça

 

 

 

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

PEIXE MORTÍFERO

PEIXE MORTÍFERO Uma cidade do Japão transmitiu um alerta de emergência depois que porções potencialmente ...

UM MAR DE EVENTOS EM 2018

UM MAR DE EVENTOS EM 2018 Quem trabalha na produção, processamento ou comercialização de pescado ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *