CAMPUS INAUGURA EM BREVE SIMULADOR DE NAVEGAÇÃO

Mais um grande passo no universo da Pesca atesta-se no campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará. Um simulador de manobras de embarcação e pesca será inaugurado na unidade em solenidade que contará, entre outras autoridades, com a presença do Reitor, diretor-geral e representantes da Marinha do Brasil. O evento será realizado no dia 26 de outubro, a partir das 16h.

A solenidade será realizada como parte da programação da VII edição dos Jogos dos Servidores do IFCE, que ocorrerá de 26 a 27 de outubro, na unidade, que deverá reunir mais de 450 participantes em mais de 10 atividades de esporte e lazer. Na ocasião, também acontecerá encontro do Colégio de Dirigentes (COLDIR), um dos órgãos colegiados, que tem caráter consultivo quando de processo decisório no âmbito institucional.

O simulador de navegação e pesca será utilizado como ferramenta pedagógica aos alunos do curso técnico em pesca e cursos do ensino profissional marítimo do campus. Os discentes passarão a ter a oportunidade de simular manobras da embarcação durante sua navegação, bem como a utilização dos apetrechos de pesca durante as pescarias, tudo isso em diversas condições de tempo. “Nosso simulador permitirá representar situações mais próximas da realidade quanto o possível”, garantiu o responsável pelo Ensino Profissional Marítimo do campus, Professor João Vicente Mendes Santana.

A ideia da implantação do equipamento na unidade veio após uma conversa entre o representante da empresa responsável pelo simulador no Brasil e o Professor João Vicente, em Cingapura, no ano de 2016. O equipamento inclusive será demonstrado a estudantes da Educação Básica da região que periodicamente realizam visitas técnicas ao campus de Acaraú, vindo o simulador a ser um grande incentivador aos estudantes pesquisarem e se aprofundarem no universo da pesca. A previsão é que o simulador já esteja em pleno funcionamento até final de novembro deste ano.

Confira

 

 

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

PEIXE MORTÍFERO

PEIXE MORTÍFERO Uma cidade do Japão transmitiu um alerta de emergência depois que porções potencialmente ...

UM MAR DE EVENTOS EM 2018

UM MAR DE EVENTOS EM 2018 Quem trabalha na produção, processamento ou comercialização de pescado ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *