domingo , dezembro 17 2017

BALANÇO DA SEMANA DO PEIXE 2017

Campanhas orquestradas por diferentes agentes colocaram o pescado na boca – e na mesa! – do povo durante o mês de setembro

Foram mais de 120 eventos espalhados por todo o Brasil. Pelo 14º ano seguido, a Semana do Peixe buscou dar luz à cadeia produtiva de pescado e incentivar o consumo de peixes e frutos do mar pelos brasileiros, além de promover a comercialização desses produtos no varejo e food service.

Em 2017, o evento foi totalmente organizado pela iniciativa privada, contando com 19 patrocinadores e 12 instituições apoiadoras que se mobilizaram, entre outras coisas, para reverter a baixa taxa de consumo de pescado no Brasil.

Atualmente, o País consome cerca de 10 kg/hab/ano – para se ter uma ideia, trata-se da mesma quantidade que o mundo consumia na década de 1960, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). A própria entidade indica que a média mundial de consumo é 20 kg/per capita/ano.

Colocar o pescado na rotina é consumir, de quebra, vitaminas, minerais, sódio, potássio, ferro, magnésio, cálcio e vitamina do complexo B – sem esquecer que se trata de um alimento muito saboroso, possível de ser adaptado nas mais diversas receitas.

Mas, de acordo com a Pesquisa de Consumo realizada durante a Semana do Peixe, o fator que mais impede o brasileiro de consumir pescado é a falta de costume. E é justamente esse resultado que faz a Semana do Peixe ser imprescindível no calendário brasileiro.

Campanhas promocionais de valorização da produção aquícola e pesqueira e promoção do pescado pipocaram de Norte a Sul do País durante setembro, reforçando a Semana do Peixe como a terceira principal data nas vendas de peixes e frutos do mar, atrás de Natal e Semana Santa.

Com diversos elos da cadeia mobilizados, os fornecedores ofereceram valores reduzidos e, dessa forma, os varejistas e as peixarias conseguiram repassar preços especiais aos consumidores. Relatos preliminares indicam que alguns pontos de venda superaram 30% de aumento de vendas no período frente ao mês de setembro de 2016.

Levantamento da Semana do Peixe

Pesquisa sobre consumo de pescado no Brasil

 

Check Also

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

Anuncie na Revista da Pesca Brasileira

Anuncie na Revista da Pesca Brasileira A revista Pesca & Mar é centenária. Não é ...

PEIXE, BOI, ETC.

A produção brasileira de carne bovina manteve a trajetória de crescimento em 2016, enquanto a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *