BARCOS FANTASMAS – SAPERJ

BARCOS FANTASMAS

 BARCOS FANTASMAS  

 

Em péssimo estado, são achados à deriva vazios ou com cadáveres, possivelmente de pescadores que buscam alimento cada vez mais longe. Barcos fantasmas da Coreia do Norte aparecem no litoral do Japão

O Japão está recebendo uma onda de barcos vindos da Coreia do Norte e o correspondente Márcio Gomes mostra que essa história tem um mistério. Muitos navios chegam vazios às praias japonesas.

Eles são chamados pelos jornais japoneses de barcos fantasmas. Em péssimo estado de conservação, vêm sendo encontrados à deriva, às vezes vazios, outras com cadáveres de seus ocupantes: uma rotina macabra para as cidades da costa oeste japonesa.

O mar é revolto, o tempo é frio e, mesmo com difíceis condições de navegação, cada vez mais barcos norte-coreanos têm chegado ao Japão. De um ponto, em linha reta, se está a cerca de mil quilômetros de distância da Coreia do Norte e a explicação para toda essa viagem seria o desespero. Autoridades norte-coreanas estariam impondo cotas de pesca impossíveis de serem cumpridas para alimentar um povo que passa fome.

Por causa de seus projetos militares, a Coreia do Norte vive sob o peso de sanções econômicas impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. O país tem dificuldade para comprar insumos agrícolas, maquinário, alimentos, e resta apelar para o que pode vir da pesca.

Os barcos precisam ir cada vez mais longe da península coreana em busca de cardumes. Com quase nenhuma tecnologia a bordo, não estão conseguindo voltar. Em 2017, eles apareceram em número recorde no litoral japonês: 99 barcos. Há dois anos, houve registro de apenas 15.

Quem resiste à jornada quase não fala, pede apenas para ser enviado de volta ao país de origem. Em abrigos, os ocupantes esperam a hora de serem deportados.

O Japão investiga a possibilidade de serem espiões se passando por pescadores, mas o pouco que se sabe sobre a rotina no interior da Coreia do Norte pode confirmar a versão mais sombria: desviando os poucos recursos do país para fins militares, o líder Kim Jong-un está selando o destino de sua população em terra e no mar.

 

Fantasmas no litoral:

G1 – Barcos fantasmas da Coreia do Norte aparecem no litoral do Japão

Veja também

Nova onda de Bolseiros Cubanos lançados ao mar

Nova onda de balseiros cubanos se lança ao mar. Aumenta o número de migrantes detidos ...