DEBATE CHOCANTE: EXPANSÃO DA PESCA ELÉTRICA NA EUROPA – SAPERJ

DEBATE CHOCANTE: EXPANSÃO DA PESCA ELÉTRICA NA EUROPA

DEBATE CHOCANTE: EXPANSÃO DA PESCA ELÉTRICA NA EUROPA

 

Um debate anda chocando a Europa: a expansão ou a proibição da pesca elétrica.

Os defensores desta técnica explicam que uma rede de arrasto mais leve consome metade do combustível de uma rede de arrasto tradicional. Ela possibilitaria 20% a mais de lucro do que a pesca convencional e seria menos prejudicial para o fundo do mar.

Na Europa, a pesca elétrica foi proibida em 1998, no âmbito de derrogações concedidas pela Comissão Europeia. Ainda assim, é autorizado a cada Estado-membro cinco por cento de cada frota de arrastões elétricos para uma prática no Mar do Norte.  Mas o limite já foi alterado. Passou para os 100%, permitindo aos holandeses equipar a frota com redes de arrasto elétricas.

Em 2016, o Conselho Internacional para a Exploração do Mar comunicou que deve haver precaução devido a impactos a longo prazo. Alguns cientistas e políticos pediram à Europa para proibir uma técnica “ameaçadora para os seres humanos”, segundo as palavras utilizadas pela ex-ministra do ambiente francesa Ségolène Royal.

ara o diretor da associação ambientalista Bloom, Frédéric Le Manach, a técnica é muito eficaz, mas transforma o oceano num deserto. Ainda não está sendo avaliado o impacto da pesca elétrica para as espécies marinhas. No entanto, segundo a Bloom, “muitos relatórios afirmam que o peixe capturado em redes de arrasto mostram queimaduras, contusões e deformações do esqueleto após a eletrocussão”.

O debate continua chocante…..

Pesca elétrica pode tornar “oceano num deserto”: RTP.PT

Possibilidade de expansão da pesca elétrica na Europa mobiliza ambientalistas: Deutsche Welle

Calls for EU to reinstate ban on ‘destructive’ electric pulse fishing: TheGuardian.com

Pourquoi la pêche électrique fait-elle peur ?: Lemonde.fr