O ÚLTIMO ATUM AZUL DO TSUKIJI

O ÚLTIMO ATUM AZUL DO TSUKIJI

Kiyoshi Kimura, do grupo de restaurantes Sushi Zanmai, com atum gigante (Foto: EFE/KIMIMASA MAYAMA)

O tradicional mercado de peixe de Tsukiji, em Tóquio, realizou no dia 5 de janeiro o seu último leilão de Ano Novo.   Depois de mais de 80 anos de operações, o maior mercado de peixe do mundo, que virou também um ponto turístico em uma zona cheia de restaurantes e lojas, vai se mudar para Toyosu, uma ilha artificial nas proximidades da baía de Tóquio, em 11 de outubro.

Visão aérea do mercado de peixe de Tsukiji / TODAYonline

Reunidos no grande galpão, onde se enfileiravam impressionantes atuns gigantes, frescos e congelados, os compradores, paramentados com galochas de borracha, inspecionaram minuciosamente a qualidade da mercadoria antes de uma campainha indicar o início das vendas, às 5h30 da manhã.

O lance mais alto foi de 36,5 milhões de ienes (268 mil euros) por um atum de mais de 400 kg. O valor ficou abaixo do recorde estabelecido em 2013, de 155,4 milhões de ienes.

Há anos especula-se sobre a mudança do mercado, um estabelecimento antigo, insalubre e perigoso em caso de terremotos. Prevista inicialmente para novembro de 2016, ela foi adiada várias vezes por causa de problemas sanitários e queixas de alguns comerciantes, muito apegados à localização atual.

Tsukiji recebe diariamente cerca de 42 mil visitantes. Ao todo, são vendidas 3 mil toneladas de mercadorias todos os dias/ Inquirer News

23Tsukiji recebe diariamente cerca de 42 mil visitantes. Ao todo, são vendidas 3 mil toneladas de mercadorias todos os dias.

Leia mais:

Jornal Estado de Minas

UOL Economia

Época Negócios – Globo

Veja também

SITUAÇÃO DO BRASIL JUNTO À ICCAT

SITUAÇÃO DO BRASIL JUNTO À ICCAT Em julho deste ano, o setor pesqueiro foi surpreendido ...

Pesca Embarcada

Assim como a pesca em barranco, existem alguns cuidados a serem adotados durante a sua ...