BRASIL, EUROPA E PESCA

BRASIL, EUROPA E PESCA

O Governo do Estado de Santa Catarina e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) trabalharão em conjunto para acelerar a retomada das exportações de pescados para União Europeia. A partir de agora, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) fará a inspeção dos barcos de pesca industrial e desembarcadouros que trabalham com exportação para União Europeia para posterior certificação do Mapa.

Até o dia 19 de fevereiro, o Ministério da Agricultura irá fornecer um treinamento para os técnicos da Cidasc e a listagem dos itens a serem observados nas vistorias. A expectativa é de que já no dia 20 inicie o processo de inspeção. “A Cidasc irá atuar seguindo as orientações do Ministério, numa parceria importante para Santa Catarina. Nós queremos dar agilidade ao processo de retomada de exportações, fortalecendo o setor pesqueiro do Estado”, ressalta o secretário Sopelsa.

O Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) será responsável por organizar as embarcações para que sejam vistoriadas, dando prioridade para aquelas que estiverem ancoradas nos portos catarinenses.

A certificação da Cidasc terá abrangência em toda a costa brasileira, podendo ser feita inclusive em barcos de outros estados que descarregam pescados em Santa Catarina. Isso é possível porque Santa Catarina aderiu ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) – sistema que garante a inspeção e fiscalização de produtos de origem animal e vegetal de maneira uniforme e equivalente em todos os estados.

A atuação da Cidasc não interfere na continuidade das negociações entre o Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que poderá realizar as vistorias no futuro.

 

Inspeção dos Barcos

Governo de Santa Catarina

Exigências Europeias:

SeafoodBrasil

Veja também

PACTO E IMPACTO

Pacto entre setor público e empresas privadas pauta primeiro The Seafood Summit. Não por acaso ...

RELATÓRIO TAINHÔMETRO

Em sua estreia o mecanismo de cotas, que terá ajustes para a próxima temporada, ajudou ...