FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

 

FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

Relatório de boas práticas será lançado no 8º Fórum Mundial da Água defende potencial das ações baseadas na natureza para reduzir risco hídrico. Unesco propõe ‘solução verde’ para melhorar gestão da água no mundo.

As soluções baseadas na natureza podem ter um papel importante na melhoria do abastecimento e na redução do impacto dos desastres naturais. Esta é a conclusão do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos lançado no 8º Fórum Mundial da Água que está sendo realizado em Brasília.

 

Na prática, as sugestões para ampliar a qualidade, quantidade e o acesso a água seriam a extensão da cobertura vegetal – para pastagens, zonas úmidas e florestas – a recomposição de solos, jardins suspensos e, principalmente, a proteção das bacias hidrográficas.

A oficial de projetos de avaliação dos recursos hídricos da Unesco, Ângela Ortigara, explicou ao G1 o porquê desses mecanimos precisarem ser “mais valorizados”. No entendimento da pesquisadora que participou da elaboração do relatório, as soluções baseadas na natureza podem “melhorar a segurança hídrica, reduzir riscos de desastres e gerar benefícios aos envolvidos”.

Apesar dos benefícios, o relatório aponta que o mecanismo verde ainda é “subutilizado” em comparação com as “tecnologias cinzas”, como barragens e cisternas, por exemplo. “O relatório quer dizer que tem que se buscar o equilíbrio correto entre a duas infraestruturas.

 

Leia  mais: G1

Leia também: Agência Brasília

Saiba mais: Agência Nacional de Águas

Veja também

MAPEANDO O FUNDO DO OCEANO

Projeto global quer instalar sonar em veleiros e navios de carga para mapeamento completo do ...

POVO-PEIXE

‘Nômades do mar’ teriam adaptação genética a mergulho, diz estudo… Pesquisadores descobriram a primeira evidência ...