IMO 70

Marinha do Brasil celebra os 70 anos da Convenção da IMO no Rio de Janeiro.

A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Navegação (DGN), realizou, no dia 6 de março, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), uma cerimônia cívico-militar pelo 70º aniversário da Convenção que instituiu a Organização Marítima Internacional (IMO), que é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pelo estabelecimento de padrões internacionais visando à proteção e segurança do transporte marítimo e à prevenção da poluição do meio ambiente marinho por navios.

A solenidade foi presidida pelo DGN, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, além de representantes da comunidade marítima, de empresas de navegação e de sindicatos ligados ao setor. Em seu pronunciamento, o Almirante Küster ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela IMO, relembrando o histórico da Organização e o avanço trazido para a segurança da navegação por meio da regulamentação do transporte marítimo internacional.

Durante a cerimônia, o Comodoro e Capitão de Longo Curso, Francisco César Monteiro Gondar, realizou a leitura da mensagem do Secretário -Geral da IMO, Kitack Lim, na qual destacou o legado da Organização desde a sua criação, que tem sido impulsionar melhoramentos no transporte marítimo para alcançar um mundo  melhor.
Na oportunidade, também foi  realizada a entrega do “Prêmio DPC de Qualidade”, uma homenagem às Capitanias, Delegacias e Agências que se destacaram na avaliação anual de atendimento ao público e de prestação de serviços nas áreas de Segurança do Tráfego Aquaviário (STA) e Ensino Profissional Marítimo (EPM).

O encerramento da solenidade ocorreu de maneira especial, com uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais em homenagem ao Aniversário de 70 anos da Convenção IMO.

Confira:

Diretoria de Portos e Costas

Veja também

SUBMARINO NUCLEAR BRASILEIRO

O protótipo em terra do submarino nuclear brasileiro projetado pela Marinha ficará pronto em pouco ...