AÇÚCAR E SHAMPOO DE CAMARÃO

AÇÚCAR E SHAMPOO DE CAMARÃO

Pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais da Universidade Federal do Tocantins e do Instituto Federal do Tocantins descobriram que é possível produzir açúcar com cascas de camarão. As instituições deram entrada num pedido de patente internacional.

Esse novo tipo de açúcar pode ser transformado em álcool. Isso é possível porque na casca do camarão existe uma substância chamada quitosana. A descoberta é resultado da dissertação de mestrado do pesquisador em biologia Eber de Souza.

“Estamos trazendo para nossa história como pesquisadores, como academia, como sociedade, uma nova fonte de açúcar, porque as que nós possuíamos anteriormente eram basicamente a partir da cana-de-açúcar. Esse é o primeiro açúcar fermentescível a partir de uma origem animal”, explica Eber de Souza.

A quitosana é o segundo biopolímero mais abundante do planeta. “Só perde para celulose que é muito conhecida e utilizada em várias áreas pela ciência. No caso do camarão, específico na carapaça dele, existem alguns compostos como minerais e proteínas. Entre estes compostos existe a quitina, que por um processo químico chega até a quitosana. É justamente esse biopolímero muito utilizado na indústria na área farmacêutica, na área médica, na área química. Agora nós conseguimos degradar esse biopolímero até o formato, até o açúcar menor, o fermentescível”, explica Souza.

Shampoo de camarão – Cientistas galeses acreditam que moléculas encontradas na casca dos crustáceos podem ser extraídas e utilizadas no lugar de polímeros sintéticos na produção de produtos de higiene pessoal e doméstica. Os pesquisadores estão concluindo um projeto de pesquisa milionário, de mais de dois anos, com os parceiros industriais Croda, Almac Group e Seagarden e estão esperançosos de um grande avanço. “Nós já atingimos o estágio onde desenvolvemos um novo polímero que está agora sendo testado em formulações de cuidados pessoais e para casa”, disse o professor Pete Williams.

            A chave do mistério é a já citada quitosana.

 

Leia mais na revista Pesca & Mar 174

 

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

NO FUNDO DO MAR DO RIO

NO FUNDO DO MAR DO RIO   No Rio de Janeiro, o mar não está ...

O SUPERCARAMUJO

Caramujo é visto devorando caravela-portuguesa em vídeo impressionante. Os caramujos pode ser surpreendentes. Os gastrópodes ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *