NAUFRÁGIO BILIONÁRIO

O naufrágio mais rico de todos os tempos foi achado e vale US$ 17 bi. O galeão San José afundou há 310 anos com uma carga de ouro, prata e esmeraldas.

Por extenso: dezessete bilhões de dólares. Equivalente ao PIB, o total produzido pela economia, de um país como Moçambique. O valor estimado é 34 vezes maior que o segundo mais rico naufrágio já tirado do mar, o Nuestra Señora de Las Mercedes, encontrado em 2007, que rendeu US$ 500 milhões em artefatos recuperados.

O galeão San José foi ao fundo após ser abatido por uma esquadra britânica na Ação de Wager, em 8 de junho de 1708. Era a Guerra de Sucessão Espanhola, na qual uma disputa após a morte do rei Carlos II, sem filhos, levou a uma guerra internacional entre as facções Bourbon e Habsburgo, apoiadas por duas coalizões. A Inglaterra, com o Sacro Império Romano-Germânico, a República Holandesa e Portugal, estava a favor dos Habsburgo. A França era o principal aliado dos Bourbon, a quem pertencia o navio.

O naufrágio foi detectado no final de 2015 na Península de Baru, Colômbia.

San José:

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/Naufragio-San-Jose.phtml?utm_source=uol.com.br&utm_medium=home-uol&utm_campaign=uol

Video:

https://www.youtube.com/watch?v=ZDC_Mq4itrY

Veja também

HISTÓRIAS DE PEIXE

HISTÓRIAS DE PEIXE Fóssil de peixe pré-histórico resolve mistério evolutivo de 160 anos. Cientistas da ...

A TUF DO FAROL

O jornal Valor apurou que o Palácio do Planalto deu sinal verde para os negociadores ...