LA MER / O MAR

LA MER / O MAR

A canção La mer foi composta por ninguém menos que Charles Trenet, em 1943 e, reza a lenda, foi escrita em 20 minutos em uma viagem de trem feita pelo compositor. Dizem ainda que Trenet a escreveu em um pedaço de papel higiênico fornecido pela SNCF (companhia ferroviária francesa).

A canção foi primeiramente oferecida à cantora Suzy Solidor, que a rejeitou dizendo “canções sobre o mar me aparecem umas 10 por dia”.  Em 1946, o produtor musical Raoul Breton convence Trenet a cantar ele mesmo a composição e, claro, La mer foi sucesso imediato na França, entrando, de uma vez por todas, para o hall de clássicos da chanson française.

 

Ficou conhecida no mundo inteiro no final da década de 1950, quando o norte-americano Bobby Darin gravou a versão em inglês batizada de Beyond the sea. A música chegou ao sexto lugar da Billboard em 1958 e ficou tão conhecida que até hoje muita gente se surpreende ao descobrir que essa ela é originalmente francesa.

A canção possui mais de 400 versões nas mais diversas línguas, além do inglês. Já foi utilizada como trilha sonora de diversos filmes e já foi citada (e interpretada) no seriado Lost, no 12º episódio da primeira temporada, intitulado Whatever the Case May Be. Em 2007, o filme As Férias de Mr. Bean, protagonizado por Rowan Atkinson como Mr. Bean, destaca a música em seu encerramento. Também em 2007 é utilizada na banda sonora do filme O Escafandro e a Borboleta. No final do filme O Espião que sabia demais é executada a versão de Julio Iglesias. E ela está em Procurando Nemo.

Charles Trenet e  La mer:

https://www.vagalume.com.br/charles-trenet/la-mer-4.html

Bob Darin e Beyond the sea

https://www.youtube.com/watch?v=DLEjyDAjfbw

Robbie Williams e Beyond the sea

https://www.youtube.com/watch?v=nrxgqhrNnXg

Procurando Nemo e Beyond the Sea

https://www.youtube.com/watch?v=EchU-2S4SwA

Veja também

DOIS NAUFRÁGIOS E O TITANIC 2

O navio português que naufragou há 400 anos e foi encontrado só agora. Navio grego ...

O NAVEGANTE EZRA POUND

      Ezra Pound (1885-1972), poeta e ensaísta norte-americano, autor de Os Cantos, talvez ...