O BOM, O MAU E O FEIO – SAPERJ

O BOM, O MAU E O FEIO

O BOM, O MAU E O FEIO

FAO: Consumo de pescado na América Latina e no Caribe crescerá 33% até 2030. Esse é o lado bom. FAO: um em cada três peixes pescados no mundo apodrece ou é descartado. Esse é lado mau e feio.

Até 2030, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) prevê um crescimento de 33% do consumo de pescado na América Latina e no Caribe. Segundo o relatório “O Estado Mundial da Pesca e Aquicultura 2018 (SOFIA, sigla em inglês)”, esse aumento é importante para a região, que atualmente é exportadora de peixes e importante ator do mercado de aquicultura. No entanto, a região tem o menor consumo per capita de peixes do mundo: de apenas 9,8 quilos por ano.

Em 2015, a região consumiu apenas 6,2 milhões de toneladas de pescado, menos que todas as outras regiões do mundo, com exceção da Oceania.

Até 2030, espera-se que o consumo total de pescado aumente em todas as regiões e sub-regiões, com um forte crescimento projetado na América Latina (+ 33%), África (+37%), Oceania (+28%) e Ásia (+20%).

Em termos per capita, é previsto que o consumo mundial de pescado atinja 21,5 kg em 2030, em comparação com 20,3 kg, em 2016. O consumo per capita aumentará em todas as regiões, exceto na África (-2%). As maiores taxas de crescimento são projetadas para a América Latina (+ 18%) e para a Ásia e Oceania (+8% cada região).

No entanto, apesar desses aumentos, o relatório prevê que em 2030 aproximadamente 71% dos peixes disponíveis para consumo humano (184 milhões de toneladas) serão consumidos nos países asiáticos, enquanto que as menores quantidades serão consumidas na Oceania e na América Latina.

Lado mau e feio – Um em cada três peixes pescados em todo o mundo nunca chega ao prato da população, segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Ou ele é jogado fora, ou apodrece antes mesmo de ser comido. Apesar dos alertas sobre o esgotamento dos estoques de peixes, a produção global de pescado continua crescendo, segundo o mesmo documento. O “Estado Mundial da Pesca e Aquicultura”, publicado a cada dois anos, mostra que em 2016 foram produzidas 170,9 milhões de toneladas de peixe, incluindo pesca e aquicultura.

Consumo de pescado na América Latina e no Caribe crescerá 33% até 2030

http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/1144412/

Um em cada três peixes pescados no mundo apodrece ou é descartado

https://oglobo.globo.com/sociedade/um-em-cada-tres-peixes-pescados-no-mundo-apodrece-ou-descartado-22867302

Veja também

PEIXE NO CEARÁ

PEIXE NO CEARÁ Mercado interno de pescados cresce e ganha novas lojas. Crescimento do envio ...

PESCADORES E CAMINHONEIROS

No universo da música popular, houve um tempo em que os pescadores reinavam de forma ...