UNIVERSO ÁGUA

A NASA informa que a Lua tem dois depósitos de gelo. E que existem em nossa galáxia  muitos planetas com água, como a Terra.

Gelo na Lua – Crédito: NASA/Agência Brasil

A agência espacial dos Estados Unidos, a  NASA informou que foram identificados dois polos na Lua que comprovam a existência de superfícies de gelo. São áreas mais escuras, distribuídas de forma irregular e que têm características de formações antigas e distintas.

No polo sul, a maior parte do gelo se concentra em crateras lunares, enquanto no norte é mais distribuído, embora em menor quantidade.

O trabalho foi realizado por cientistas da Universidade do Havaí, Brown University e do Centro de Pesquisas da Nasa. A equipe é liderada pelos pesquisadores Shuai Li, da Universidade do Havaí e Brown University, e Richard Elphic, da Nasa.

Os pesquisadores utilizaram dados captados por um instrumento denominado Moon Mineralogy Mapper (M3), da Nasa, que identificou aspectos específicos sobre a existência de gelo, água e vapor.

Disposto na nave não tripulada Chandrayaan-1, lançada em 2008, o M3 foi capaz de identificar a presença de gelo sólido na Lua, coletando informações que distinguem água líquida, vapor e gelo sólido.

Segundo a NASA, a maior parte do gelo descoberto está nas crateras, do lado norte, pois ali as temperaturas são baixíssimas por causa da inclinação do eixo de rotação da Lua, uma vez que a luz não chega a essa região. No caso do lado sul, a formação de gelo pode ser explicada por outros fenômenos, como o movimento do sistema solar.

Muitas Terras – Ainda segundo a NASA, mundos aquáticos podem ser comuns em todo o universo, disseram cientistas em uma descoberta que pode ter grandes efeitos na busca por vida em outras partes do universo.

Mundos com água / Crédito: NASA/Ames/JPL-Caltech

Planetas cobertos com grandes quantidades de água podem ser muito mais comuns do que nós tínhamos percebido anteriormente, de acordo com o novo estudo. Ao explorar as massas conhecidas de exoplanetas próximos, eles descobriram que seus tamanhos poderiam ser explicados por grandes quantidades de água.

A descoberta poderia sugerir que existem muitos outros planetas semelhantes à Terra com água por toda a galáxia. Isso, por sua vez, poderia sugerir que existem outros planetas capazes de suportar a vida, assim como a Terra.

 

FONTE:

Água na Lua:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-08/nasa-informa-que-lua-tem-dois-depositos-de-geloDefinir imagem destacada

 Watery worlds could be common throughout the galaxy

https://www.independent.co.uk/news/science/waterworlds-common-discovery-alien-life-proof-rocky-exoplanets-nasa-a8496646.html

Fire And Rain – James Taylor

https://www.vagalume.com.br/james-taylor/fire-and-rain.html

Veja também

UM ANO DEPOIS

Marinha argentina afirma que submarino ARA San Juan sofreu implosão quando desapareceu.   O submarino ...

ALÉM DA PONTA DO ICEBERG

Iceberg 300 mil vezes maior que o do Titanic dá ‘piruetas’ a 45 km da ...