SEMANA DO PEIXE 2018

SEMANA DO PEIXE 2018

FIESP organiza “A Mesa dos Brasileiros” com foco no pescado. PeixeBR foca no consumidor para aumentar consumo de peixe cultivado.

Semana do Peixe 2018: Fiesp organiza “A Mesa dos Brasileiros” com foco no pescado / Fonte: Seafood Brasil

 

Semana do Peixe 2018: PeixeBR foca no consumidor para aumentar consumo de peixe cultivado / Fonte: Seafood Brasil

 

Na esteira das ações paralelas à Semana do Peixe 2018, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) vai organizar um seminário para abordar a evolução dos hábitos de consumo de alimentos nos últimos 7 anos no Brasil, com foco no pescado.

Programado para 21 de setembro, das 8h30 às 13h, na sede da FIESP em São Paulo, o evento irá se basear na pesquisa “A Mesa dos Brasileiros – Transformações, Confirmações e Contradições”, realizada com 3.000 pessoas em 12 regiões metropolitanas do País, mais as cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

O estudo atual se debruça sobre os hábitos e percepções da população com relação à alimentação e hábitos de vida saudáveis e é uma atualização do “Brasil Food Trends 2020”, realizado em 2010. O aumento do número de brasileiros que se consideram bem informados sobre alimentação e o grande salto da internet como a principal fonte de informação sobre o assunto são destaques.

A atual pesquisa quer promover um amplo debate entre os stakeholders da indústria brasileira de alimentos e bebidas sobre as tendências identificadas, além de uma análise das mudanças e transformações diagnosticadas entre as duas pesquisas.

Responsável pelo evento, o Departamento do Agronegócio (Deagro), a partir da Divisão da Cadeia da Pesca e da Aquicultura, pretende discutir com executivos da cadeia de pescados e os principais stakeholders, as oportunidades e os desafios na perspectiva do setor na evolução dos hábitos de consumo de alimentos nos últimos 7 anos no Brasil.

PeixeBR – A adesão do setor privado à 15ª Semana do Peixe começa a esquentar a 15 dias do início da campanha, sempre entre 01 e 15 de setembro, que pretende estimular o crescimento do consumo de pescado no Brasil. A defasagem é grande: a Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR) calcula que o consumo esteja em 9,5 kg per capita por ano, praticamente o mesmo que o mundo todo consumia em 1961.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), foram 9,0 kg per capita registrados em 1961 e 20,2 kg per capita em 2015, em uma taxa média de expansão de 1,5% por ano. As estimativas preliminares para 2016 e 2017 apontam um crescimento futuro de para 20,3 kg per capita e 20,5 kg per capita, respectivamente.

A PeixeBR pretende se concentrar nos aspectos de saudabilidade das espécies cultivadas no País. “Precisamos impulsionar o consumo no Brasil. Trata-se de um alimento rico e extremamente saudável”, ressalta Francisco Medeiros, presidente executivo da PeixeBR.

Leia mais:

 

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

PESCANDO COM BOTO E BIGUÁ

Cultura que envolve a pesca com o boto tem mais de 100 anos e ganha ...

PEIXE VIVO

Peixes são retirados vivos de escombros do incêndio do Museu Nacional. Animais viviam em chafariz ...