Pescadores franceses e ingleses em guerra por causa de vieiras.




A tensão aumentou na disputa da pesca de vieira no Canal da Mancha junto à costa francesa. A vieira é chamada pelos franceses de “coquille Saint-Jacques” e os ingleses a chamam de “scallop”. Tinha que dar confusão.
O conflito entre os pescadores franceses e ingleses não é de agora, já tem pelo menos 15 anos. Mas deteriorou-se recentemente. Em causa está a pesca de vieira, um molusco bastante procurado nos dois lados do Canal da Mancha. Os ingleses podem pescar legalmente na zona francesa e nos últimos cinco anos prevaleceu um acordo. Os maiores barcos britânicos não pescam naquela zona em troca de mais direitos de pesca.
A questão é que os ingleses já usufruem de uma preciosa vantagem. Podem pescar o ano inteiro, enquanto a lei francesa restringe a pesca de vieira entre 1 de outubro e 15 de maio.
No fim de agosto, a 22 quilômetros da costa da Normandia, registrou-se a batalha mais agressiva desta ‘guerra’. Cerca de 40 barcos franceses juntaram-se e protestaram contra o que chamam de “pilhagem” dos estoques de vieira.
Houve insultos de ambos os lados. Os franceses atacaram com sinalizadores e os ingleses responderam com pedras. Ninguém se feriu, mas alguns barcos ficaram danificados. Em minoria diante da armada francesa, os ingleses foram forçados a voltar para casa.
A guerra deve continuar no mar e nos palácios governamentais. Aguardem.
A guerra das vieiras
Bataille navale entre pêcheurs français et britanniques autour de la coquille Saint-Jacques
Gove backs UK scallop fishermen who clashed with French rivals