ALÉM DA PONTA DO ICEBERG

Iceberg 300 mil vezes maior que o do Titanic dá ‘piruetas’ a 45 km da Antártica. Ele tem um trilhão de toneladas e se desprendeu de uma plataforma de gelo no ano passado.

Imagem mostra a plataforma Larsen, da Antártica, com uma rachadura gigante antes de o iceberg se romper – Crédito: Greenpeace

 

A geladeira do planeta / Crédito: O Globo

 

Todo esse gelo pode derreter / Crédito: O Globo

O iceberg de um trilhão de toneladas e do tamanho do Distrito Federal que se soltou da Antártica em julho do ano passado está em movimento. E como! Imagens de satélite revelam que, ao longo de julho e agosto, o gigante iceberg batizado por cientistas de A68 fez “piruetas” de 90 graus de rotação, “dançando” a uma distância de 45 quilômetros da plataforma de gelo Larsen, de onde ele se desprendeu há mais de um ano.

            Com cerca de 5.800 quilômetros quadrados de superfície, o iceberg está entre os maiores observados desde o início do rastreamento via satélite.

            Em comparação, o tamanho do iceberg é mais de 300 mil vezes superior ao do iceberg de 125 metros que provocou o naufrágio do Titanic, o que faz dele um dos maiores já registrados.

Um GIF criado pela cientista polar Anna Hogg, da Universidade de Leeds, no Reino

Até agora, o iceberg está se comportando como os cientistas esperavam. À medida que as marés sobem e descem, o iceberg deve surfar sobre elas, flutuando mais perto, e depois mais longe, da plataforma de gelo em um caminho espiralado.

 

Supericeberg A68

https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/iceberg-300-mil-vezes-maior-que-do-titanic-da-piruetas-45-km-da-antartica-23049125

Video: A68

https://www.youtube.com/watch?v=ADklkCglyQE

New Map of Antarctica Is Highest Resolution of Any Continent on Earth

https://www.newsweek.com/rema-map-antarctica-highest-resolution-ever-1113195

NAUFRÁGIO do TITANIC | Cenas: Choque Iceberg, Explicação e Naufrágio

https://www.youtube.com/watch?v=xc7ZlzE0hDw

 

Veja também

AQUECIMENTO GLOBAL

Estudo mostra que aquecimento das águas reduz população de peixes. Cientistas advertem que aquecimento global ...

FOGO E GELO

Onda de calor quebra camada de gelo marinho mais ‘antiga e espessa’ do Ártico. Para ...