PESCANDO PLÁSTICO

Como é a ‘serpente gigante’ que cientistas querem usar para limpar os oceanos.

Objetivo do ‘projeto serpente’ é coletar lixo da chamada ‘ilha de lixo’ do Oceano Pacífico | Crédito: The Ocean Cleanup

 

”Temos muita pressa”, disse Lonneke Holierhoek, diretora de operações do ‘projeto serpente’ / Foto: The Ocean Cleanup

 

Até quem tem ressalvas em relação ao efeito prático da ideia de Boyan Slat aplaude a iniciativa de se tentar limpar os oceanos por dentro | Crédito: The Ocean Cleanup

Quando o adolescente holandês Boyan Slat entrou no mar na Grécia há sete anos, ficou surpreso ao ver mais plástico do que peixe na água. Ficou tão incomodado com a poluição que começou a fazer campanha pela limpeza dos oceanos.

Durante muito tempo, poucas pessoas o levaram a sério. Era apenas um universitário com uma ideia na cabeça. Uma ideia que, à primeira vista, parecia estapafúrdia.

Mas,  com o respaldo de grandes investidores e um ambicioso trabalho de engenharia, Slat conseguiu lançar um enorme sistema de coleta de plástico que se assemelha a uma serpente. O dispositivo saiu da baía de São Francisco (EUA) com destino à grande “ilha de lixo” do Pacífico – que fica localizada entre a Califórnia e o Havaí.

Até agora, o foco das campanhas de coleta de plástico tem sido nas praias e consiste, basicamente, em reunir voluntários ao redor do mundo para recolher sacolas plásticas e garrafas do litoral.

Mas poucas são as iniciativas de tentar limpar os oceanos por dentro.

Alguns especialistas se mostram céticos com a iniciativa de Slat. E, apesar dos testes e simulações digitais, ninguém sabe ao certo se a “serpente” vai funcionar.

Por um lado, alguns acham que poderia ser uma distração para o problema mais eminente: o despejo de plástico no mar. Por outro lado, há o receio de que a operação possa causar sérios danos à vida marinha.

Boyan Slat e sua equipe da organização sem fins lucrativos The Ocean Cleanup (A Limpeza do Oceano, em tradução livre) estão convencidos de que a enorme quantidade de plástico nos oceanos exige ação imediata.

A Limpeza do Oceano

https://www.bbc.com/portuguese/geral-45464571

Giant plastic catcher heads for Pacific Ocean clean-up

https://www.bbc.com/news/science-environment-45438736

The Ocean Cleanup

https://www.theoceancleanup.com/

 

Veja também

CELULAR E CAMISINHA

O curioso uso que pescadores do Quênia fazem da camisinha. Camisinhas são usadas para prevenir ...

PESCANDO COM BOTO E BIGUÁ

Cultura que envolve a pesca com o boto tem mais de 100 anos e ganha ...