OUTRO MAR: DESPEDIDAS

OUTRO MAR: DESPEDIDAS

 

Ubirajara Timm: uma vida dedicada ao setor pesqueiro / Crédito: Sicoob Executivo

 

Este ano de 2018 tem levado muitos dos nossos para o Outro Mar. Eles partiram e deixaram boas lembranças, muitas saudades e um exemplo de viver para o bem e para os outros. Um deles foi Onofre Perez, o Caxica, pioneiro na fabricação de latas no Brasil desde 1945. Aos 70 anos de idade foi nomeado diretor industrial da CSN, com a aprovação maciça dos funcionários da siderúrgica.  Foi ele quem, depois do fechamento do Entreposto da Praça XV, em 1992, nos acolheu no cais das Sardinhas 88, na Ilha da Conceição, nosso entreposto provisório até hoje. Não existe nenhuma dúvida: o Caxica faz parte da história do Saperj.

Quem também se despediu de nós foi José Ubirajara Coelho de Souza Timm. Nascido em Caçador (SC), em 1929, o Dr. Timm, como era intimamente conhecido pelos amigos, foi para outro mar no dia 9 de setembro de 2018, em Brasília. Seu enterro também ocorreu no Distrito Federal.

Timm foi um dos maiores incentivadores do desenvolvimento da pesca e da aquicultura no Brasil. Pensador, advogado e jornalista, com visão estratégica e de futuro para a atividade marítima, foi também um grande incentivador da oceanografia brasileira, apoiando a criação dos cursos de oceanografia nas décadas de 1970 e 1980.

Timm atuou na antiga Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE) por duas vezes, de 1978 a 1982, e depois em 1984, onde chegou a superintendente e trabalhou pela modernização do setor, sendo responsável pela introdução de trutas no Brasil. Em uma de suas viagens, trouxe da China as carpas capim, prateada e cabeçuda, dando início ao policultivo e impulsionando o desenvolvimento da piscicultura em pequenas propriedades.

Em 2009, a Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu a ele título de Cidadão Honorário de Brasília.

Na verdade, Ubirajara Timm foi o nome da pesca na segunda metade do século XX. Neste século XXI continuou tentando realizar a sua utopia de um cooperativismo pesqueiro, mas teve que se confrontar com os partidarismos que estão conseguindo levar a nossa atividade para as pedras e para o fundo. Mais do que nunca precisamos de idealistas como Ubirajara Timm. Precisamos levar o seu legado adiante.

Timm e o Cooperativismo Pesqueiro

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

SAPERJ EM AÇÃO: IDEIA FIXA

SAPERJ EM AÇÃO: IDEIA FIXA Não dá para esconder de ninguém. Nós temos uma ideia ...

PALAVRA DO PRESIDENTE: A PESCA EXISTE, INSISTE E RESISTE

PALAVRA DO PRESIDENTE: A PESCA EXISTE, INSISTE E RESISTE Candidatos e presidentes podem até virar ...