DOIS NAUFRÁGIOS E O TITANIC 2

O navio português que naufragou há 400 anos e foi encontrado só agora. Navio grego de 2,4 mil anos é encontrado preservado no fundo do mar. As fotos do Titanic II, que irá zarpar em breve, talvez 2022.

Restos da embarcação e objetos localizados nas proximidades, segundo especialistas, estavam muito bem preservados / Foto: Reuters/Prefeitura de Cascais

 

Navio naufragado há 2,4 mil anos foi descoberto graças a um projeto para mapear águas profundas, onde não há oxigênio / Crédito: Black Sea MAP/EEF Expeditions

 

A ideia de recriar o Titanic foi de Clive Palmer, um empresário e político australiano. Ele quer que o Titanic II seja o mais parecido ao original possível, com exceção de algumas regras de segurança, que, obviamente, mudaram desde aquela época / © Roderick Eime – Titanic II And Statue Of Liberty, CC BY 2.0 © F.G.O. Stuart (1843-1923)

 

Uma embarcação naufragada há 400 anos encontrada na costa de Portugal vem sendo considerada a “descoberta da década” para a arqueologia subaquática do país.

Especiarias como pimenta, cerâmicas e canhões com o brasão de armas português gravado foram localizados perto dos destroços, nas proximidades de Cascais, cidade a 31 km da capital, Lisboa.

A equipe de arqueólogos acredita que o navio estava voltando da Índia quando afundou, entre 1575 e 1625. Essa época foi o auge do comércio de especiarias de Portugal com a Ásia.

A descoberta foi feita como parte de um projeto arqueológico de 10 anos apoiado pela cidade de Cascais, pelo governo e pela marinha portuguesa, bem como pela Universidade Nova em Lisboa.

Navio grego – Um navio mercante grego de aproximadamente 2,4 mil anos foi encontrado em boas condições de preservação na costa da Bulgária, no que já é considerado o naufrágio intacto mais antigo do mundo. A embarcação, que tem 23 metros de comprimento, data de 400 a.C. e era usada para fazer o trajeto entre colônias gregas e mediterrâneas pelo Mar Negro.

O leme, bancos e até partes do porão estão praticamente intactos, por uma particularidade das profundezas em que o navio foi encontrado: a mais de 2 mil metros, o oxigênio no ambiente marinho é mínimo, o que permite que materiais orgânicos fiquem preservados por milhares de anos.

Também devido à grande profundidade, o navio jamais foi encontrado por mergulhadores – só foi descoberto agora graças a um projeto que usa câmeras feitas especialmente para filmagem em águas profundas – antes usadas na exploração de campos marítimos de petróleo -, acopladas a robôs para mapear o leito marinho.

 Titanic 2 – O Titanic é o navio mais conhecido e famoso da história. Claro que o filme teve uma enorme participação em tudo isso, mas, ainda assim, ele sempre intrigou muitas pessoas pelo mundo afora. Aparentemente, chegou a hora de reviver essa história. O seu ’neto’, o Titanic II, está pronto.

Dizem que em muito pouco tempo o navio irá zarpar, com o mesmo visual, mas com a tecnologia de navegação do século 21. Talvez m 2022. Sem tragédia e sem naufrágio.

 

 

Navio português

https://www.bbc.com/portuguese/geral-45637817

Navio grego

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45956153

Titanic II

https://incrivel.club/admiracao-curiosidades/7-fotos-de-titanic-ii-que-zarpara-en-un-par-de-anos-318560/

Titanic II could sail as soon as 2022

https://edition.cnn.com/travel/article/titanic-2-launch-2022/index.html

Veja também

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Ser mulher no mundo nunca foi fácil, desde aquele dia muito antigo em que fomos ...

CAVEIRÃO MANGANGÁ

Parte inferior do formulário Novo ‘caveirão do mar’, a lancha ‘Mangangá’ é usada no combate ...