DOIS NAUFRÁGIOS E O TITANIC 2

O navio português que naufragou há 400 anos e foi encontrado só agora. Navio grego de 2,4 mil anos é encontrado preservado no fundo do mar. As fotos do Titanic II, que irá zarpar em breve, talvez 2022.

Restos da embarcação e objetos localizados nas proximidades, segundo especialistas, estavam muito bem preservados / Foto: Reuters/Prefeitura de Cascais

 

Navio naufragado há 2,4 mil anos foi descoberto graças a um projeto para mapear águas profundas, onde não há oxigênio / Crédito: Black Sea MAP/EEF Expeditions

 

A ideia de recriar o Titanic foi de Clive Palmer, um empresário e político australiano. Ele quer que o Titanic II seja o mais parecido ao original possível, com exceção de algumas regras de segurança, que, obviamente, mudaram desde aquela época / © Roderick Eime – Titanic II And Statue Of Liberty, CC BY 2.0 © F.G.O. Stuart (1843-1923)

 

Uma embarcação naufragada há 400 anos encontrada na costa de Portugal vem sendo considerada a “descoberta da década” para a arqueologia subaquática do país.

Especiarias como pimenta, cerâmicas e canhões com o brasão de armas português gravado foram localizados perto dos destroços, nas proximidades de Cascais, cidade a 31 km da capital, Lisboa.

A equipe de arqueólogos acredita que o navio estava voltando da Índia quando afundou, entre 1575 e 1625. Essa época foi o auge do comércio de especiarias de Portugal com a Ásia.

A descoberta foi feita como parte de um projeto arqueológico de 10 anos apoiado pela cidade de Cascais, pelo governo e pela marinha portuguesa, bem como pela Universidade Nova em Lisboa.

Navio grego – Um navio mercante grego de aproximadamente 2,4 mil anos foi encontrado em boas condições de preservação na costa da Bulgária, no que já é considerado o naufrágio intacto mais antigo do mundo. A embarcação, que tem 23 metros de comprimento, data de 400 a.C. e era usada para fazer o trajeto entre colônias gregas e mediterrâneas pelo Mar Negro.

O leme, bancos e até partes do porão estão praticamente intactos, por uma particularidade das profundezas em que o navio foi encontrado: a mais de 2 mil metros, o oxigênio no ambiente marinho é mínimo, o que permite que materiais orgânicos fiquem preservados por milhares de anos.

Também devido à grande profundidade, o navio jamais foi encontrado por mergulhadores – só foi descoberto agora graças a um projeto que usa câmeras feitas especialmente para filmagem em águas profundas – antes usadas na exploração de campos marítimos de petróleo -, acopladas a robôs para mapear o leito marinho.

 Titanic 2 – O Titanic é o navio mais conhecido e famoso da história. Claro que o filme teve uma enorme participação em tudo isso, mas, ainda assim, ele sempre intrigou muitas pessoas pelo mundo afora. Aparentemente, chegou a hora de reviver essa história. O seu ’neto’, o Titanic II, está pronto.

Dizem que em muito pouco tempo o navio irá zarpar, com o mesmo visual, mas com a tecnologia de navegação do século 21. Talvez m 2022. Sem tragédia e sem naufrágio.

 

 

Navio português

https://www.bbc.com/portuguese/geral-45637817

Navio grego

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45956153

Titanic II

https://incrivel.club/admiracao-curiosidades/7-fotos-de-titanic-ii-que-zarpara-en-un-par-de-anos-318560/

Titanic II could sail as soon as 2022

https://edition.cnn.com/travel/article/titanic-2-launch-2022/index.html

Veja também

O BARQUINHO

    No início deste ano, atendendo a um pedido de dois garotos escoceses, os ...

ONDE ESTÁ O PEIXE?

 Quantos animais você consegue ver nessa imagem. Só os mais inteligentes alcançam ver mais de ...