VENEZA SUBMERSA

Casal de turistas na Praça São Marcos / Stefano Mazzola/Awakening/Getty Images

Veneza foi inundada por uma maré excepcionalmente alta no fim de outubro, deixando até 75% da cidade submersa.

Praça São Marcos alagada / Manuel Silvestri/Reuters

As autoridades locais disseram que a maré atingiu 156 centímetros, o quarto nível mais alto já registrado na cidade, e o mais alto em uma década.

As águas profundas cobriam a praça mais famosa da cidade da lagoa, tornando quase impossível ver onde a terra terminava e o mar começava. Os turistas passavam ao longo das passagens elevadas ou atravessavam a água com a bagagem na cabeça.

 

Turistas dentro dágua. Ao fundo, a Ponte di Rialto, a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal / Stefano Mazzola/Awakening/Getty Images

 

A Agência Nacional de Proteção Civil emitiu vários avisos meteorológicos, enquanto as tempestades varriam grande parte do país, com muitas autoridades locais fechando escolas e instando as pessoas a não viajar, a menos que fosse absolutamente necessário.

Moradores usam um típico barco veneziano para atravessar o Campo San Giacometto di Rialto / Stefano Mazzola/Awakening/Getty Images

 

Tem mais: Veneza está afundando. Todo o seu incalculável patrimônio histórico e cultural está afundando. A cidade-sonho da costa do Adriático, insulada no interior de uma laguna de 55 quilômetros de extensão por 13 quilômetros de largura, está morrendo. Cinquenta anos de transformações industriais alteraram catorze séculos de equilíbrio delicado entre a cidade e a laguna. Marés cada vez mais altas afogam Veneza e seus famosos palazzi.

Soluções tecnológicas sofisticadas podem deter o mar. Mas há trinta anos discutem-se causas, estratégias e custos. O preço é alto e a vontade política, pouca.

A Veneza de Goethe, Mozart, Nietzsche e Thomas Mann virou uma cidade-fantasma. Tem cada vez menos padarias, mercearias e cinemas. E cada vez mais turistas.

 

As imagens impressionantes de Veneza inundada

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/10/30/as-imagens-impressionantes-de-veneza-inundada-apos-tempestades-no-norte-da-italia.ghtml

Venice Flooding Photos: Most of City Underwater After Highest Tide in Ten Years

https://www.newsweek.com/venice-flooding-pictures-most-city-underwater-after-highest-tide-ten-years-1192931

Veneza: Avanço do Mar

https://super.abril.com.br/comportamento/veneza-avanco-do-mar/

Morte em Veneza – Trailer – 1971

https://www.youtube.com/watch?v=XY_e_2QuomA

Charles Aznavour – Que c’est triste Venise

https://www.youtube.com/watch?v=Xcfe-ae5E8w

Chico Buarque – Futuros amantes

https://www.letras.mus.br/chico-buarque/66065/

Veja também

O BARQUINHO

    No início deste ano, atendendo a um pedido de dois garotos escoceses, os ...

ONDE ESTÁ O PEIXE?

 Quantos animais você consegue ver nessa imagem. Só os mais inteligentes alcançam ver mais de ...