SECRETÁRIO NACIONAL DA PESCA EM ITAJAÍ

Jorge Seif Junior confirmou o interesse em desburocratizar o setor, facilitando a emissão de documentos e intensificando a atuação da secretaria junto ao Ministério do Meio Ambiente para rever a legislação pertinente e reivindicar atualizações.

Seif confirmou o interesse em desburocratizar o setor pesqueiro / Foto: Prefeitura de Itajaí

 

“Ainda estamos estruturando nossas instalações e podem ter certeza de que vamos batalhar para descomplicar o andamento do segmento”, prometeu Seif / Foto: Sindipi

O Município de Itajaí apresentou reivindicações do setor pesqueiro ao novo secretário Nacional de Pesca. O responsável da pasta em Brasília, Jorge Seif Júnior, se reuniu com o prefeito Volnei Morastoni e instituições ligadas à pesca no auditório do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi). O principal pedido é a criação de uma sede regional da secretaria no município.

Na oportunidade, o prefeito de Itajaí reforçou que a cidade é referência nacional no setor pesqueiro do país. Morastoni ressalta a necessidade da implantação de um escritório regional da secretaria na cidade para facilitar o atendimento dos pescadores e armadores da região. Estima-se que cerca de 70 mil processos estejam parados por falta de encaminhamento, como emissões de carteiras de pescadores e licenças.

Outras reivindicações dizem respeito à intervenção da Secretaria Nacional na questão das cotas para a pesca artesanal e industrial da tainha, a fim de evitar prejuízos ao setor; a revisão, a partir de pesquisas científicas, dos períodos de defesa e do camarão sete barbas, afetadas pelas mudanças climáticas; liberação das exportações de pescados e outras proteínas animais para a União Europeia podem ser destacadas.

Seif confirmou o interesse em desburocratizar o setor, facilitando a emissão de documentos e intensificando a atuação da secretaria junto ao Ministério do Meio Ambiente para rever a legislação pertinente e reivindicar atualizações. “Ainda estamos estruturando nossas instalações e podem ter certeza de que vamos batalhar para descomplicar o andamento do segmento”, prometeu o gestor.

O secretário ainda anunciou que deve ser sancionada em breve uma legislação que permite que as empresas com o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) possam vender pescados em todo o território nacional. Pela legislação atual, para comercializar os produtos dentro do país é obrigatório o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Segundo Seif, a medida visa permitir que a inspeção seja liberada dentro dos estados, agilizando os processos.

Seif recebe reivindicações

http://jornalfolhalitoral.com.br/2019/01/22/secretario-nacional-da-pesca-recebe-reivindicacoes-do-municipio-de-itajai/

Seif se reúne com empresários de pesca  

https://www.youtube.com/watch?v=mg_EfQK9nj0

Seif recebe demandas do setor

https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/em-florianopolis-secretario-nacional-da-pesca-recebe-demandas-do-setor

Limitações para captura da tainha podem comprometer safra de 2019

https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/limitacoes-para-captura-da-tainha-podem-comprometer-safra-de-2019

Diário Oficial de 14 de Janeiro de 2019.

http://www.sindipi.com.br/noticias/ler/2547/nomeacao-do-novo-secretario-da-aquicultura-e-da-pesca

Veja também

FIM DA 445? – NOTA TÉCNICA

Revisão técnica e legal da normativa da Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas ...

O SECRETÁRIO PEIXE BR  

Francisco Medeiros, Presidente executivo da Peixe BR, acompanhou o Secretário Nacional de Pesca e Aquicultura ...