PINGUINS GAYS

Os machos Sphen e Magic criam um filhote de maneira exemplar no aquário de Sydney.

O comportamento homossexual dos pinguins é um dos mais bem estudados da natureza, tendo sido iniciado há mais de 100 anos – Crédito: Megacurioso

 

Pai é quem choca o ovo – Crédito: pt-br.facebook.com

Um casal de pinguins machos, Sphen e Magic, unidos em uma sólida relação sexual e afetiva, deram um exemplo de paternidade responsável na colônia de cerca de 30 dessas aves no aquário de Sydney. Ao contrário dos outros casais, todos formados por macho e fêmea – que exibiram diferentes graus de negligência, mostrando-se incapazes de ter cria –, Sphen e Magic manifestaram uma capacidade, um zelo e uma abnegação admiráveis na hora de chocar um ovo e criar o filhote.

O pequeno pinguim, Sphengic, cujo sexo ainda se desconhece porque é difícil de determinar, é fruto de uma incubação de aluguel, por assim dizer. O ovo que os dois machos cuidaram com tanto sacrifício, sentando-se sobre ele em horários alternados durante 28 dias, tinha sido abandonado por outro casal, heterossexual e particularmente descuidado – que, convenhamos, não estava disposto para a tarefa. Os responsáveis pelo aquário deram o ovo órfão aos dois pinguins após observar o esmero que os animais haviam dedicado a um ovo falso. Deram-lhes esse primeiro ovo de mentirinha ao ver que as duas aves se uniam e construíam um ninho magnífico, mostrando grande empenho e entusiasmo. Todos concordaram que os pinguins machos mereciam um ovo de verdade e uma família – e não se decepcionaram.

            Os cientistas afirmam que há comportamentos homossexuais em praticamente todas as espécies. E as que não têm é porque essencialmente não praticam sexo, como os ouriços do mar (não é piada). Ainda assim, pode causar surpresa o fato de que, nas relações sexuais entre girafas, nove de cada 10, segundo algumas fontes, acontecem entre machos.

Dois bons pais

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/19/ciencia/1547913078_638164.html

Muito além dos pinguins

https://m.megacurioso.com.br/animais/99489-20-animais-que-apresentam-comportamentos-homossexuais.htm

Veja também

EXTINÇÃO MILIONÁRIA

Um milhão de espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção, aponta ONU. Estudo ...

T. S. ELIOT E AS MUITAS VOZES DO MAR

Em “Desolation Row”, Bob Dylan enfileira personagens altamente desolados, deslocados: o circo está na cidade, ...