PINGUINS GAYS

Os machos Sphen e Magic criam um filhote de maneira exemplar no aquário de Sydney.

O comportamento homossexual dos pinguins é um dos mais bem estudados da natureza, tendo sido iniciado há mais de 100 anos – Crédito: Megacurioso

 

Pai é quem choca o ovo – Crédito: pt-br.facebook.com

Um casal de pinguins machos, Sphen e Magic, unidos em uma sólida relação sexual e afetiva, deram um exemplo de paternidade responsável na colônia de cerca de 30 dessas aves no aquário de Sydney. Ao contrário dos outros casais, todos formados por macho e fêmea – que exibiram diferentes graus de negligência, mostrando-se incapazes de ter cria –, Sphen e Magic manifestaram uma capacidade, um zelo e uma abnegação admiráveis na hora de chocar um ovo e criar o filhote.

O pequeno pinguim, Sphengic, cujo sexo ainda se desconhece porque é difícil de determinar, é fruto de uma incubação de aluguel, por assim dizer. O ovo que os dois machos cuidaram com tanto sacrifício, sentando-se sobre ele em horários alternados durante 28 dias, tinha sido abandonado por outro casal, heterossexual e particularmente descuidado – que, convenhamos, não estava disposto para a tarefa. Os responsáveis pelo aquário deram o ovo órfão aos dois pinguins após observar o esmero que os animais haviam dedicado a um ovo falso. Deram-lhes esse primeiro ovo de mentirinha ao ver que as duas aves se uniam e construíam um ninho magnífico, mostrando grande empenho e entusiasmo. Todos concordaram que os pinguins machos mereciam um ovo de verdade e uma família – e não se decepcionaram.

            Os cientistas afirmam que há comportamentos homossexuais em praticamente todas as espécies. E as que não têm é porque essencialmente não praticam sexo, como os ouriços do mar (não é piada). Ainda assim, pode causar surpresa o fato de que, nas relações sexuais entre girafas, nove de cada 10, segundo algumas fontes, acontecem entre machos.

Dois bons pais

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/19/ciencia/1547913078_638164.html

Muito além dos pinguins

https://m.megacurioso.com.br/animais/99489-20-animais-que-apresentam-comportamentos-homossexuais.htm

Veja também

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Ser mulher no mundo nunca foi fácil, desde aquele dia muito antigo em que fomos ...

CAVEIRÃO MANGANGÁ

Parte inferior do formulário Novo ‘caveirão do mar’, a lancha ‘Mangangá’ é usada no combate ...