SAFRA DA TAINHA DE 2019: LIMITES E INCERTEZAS

SAFRA DA TAINHA DE 2019: LIMITES E INCERTEZAS

A exemplo do que ocorre nos últimos anos, a safra da tainha de 2019 ainda é repleta de incertezas. A burocracia continua sendo um dos principais entraves.

Lanço de tainhas em pleno verão / Foto: Hélvion Ribeiro, Arquivo Pessoal

 

Maio de 2016: Tainhas foram capturadas em cerco no Farol de Santa Marta, no Sul de SC / Foto: Elvis Palma

 

Parece história de pescador: um lanço de tainhas, fora de hora, encantou turistas no começo de fevereiro na Praia Central de Balneário Camboriú. Hélvion Ribeiro, que registrou a pescaria inusitada, diz que eram cerca de 3 toneladas de tainhas pequenas, com cerca de 700 gramas.

Morador de Balneário Camboriú há 20 anos, ele diz que nunca tinha visto um cardume nesta época de calor. As tainhas costumam ser capturadas por aqui no inverno, quando estão em período reprodutivo e nadam para o Norte, em busca de águas mais quentes.

Enquanto isso, limitações para captura da tainha podem comprometer safra de 2019.  A safra 2018 gerou uma produção total de 7.209 toneladas de tainhas. A quantidade ultrapassou em 29% o estabelecido para a pesca artesanal, que tinha uma cota de 1.205 toneladas, e em 154% na pesca industrial, que representou 80% do volume capturado.

Como forma de compensação, o excedente pode acabar tendo que ser abatido na safra deste ano, impondo forte limitação sobre a quantidade de peixe a ser pescado.

Na pesca artesanal, as embarcações anilhadas também terão uma redução determinada pela Justiça Federal que limitou em 62 o número máximo licença entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 2018 foram 129 autorizações nessa modalidade, quantidade considerada excessiva, segundo a decisão.

Em passagem por Florianópolis, onde recebeu demandas do setor, o secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, criticou as limitações previstas principalmente para a pesca industrial. “Eles querem que seja abatido este ano o excedente da cota do ano passado. Como secretário nacional, meu primeiro ato foi assinar a defesa da AGU contra o que estão nos acusando. Vamos brigar para manter a pesca da tainha”, declarou Seif.

 

 

Tainhas no verão

https://www.nsctotal.com.br/colunistas/dagmara-spautz/lanco-de-tainhas-em-pleno-verao-chama-atencao-em-balneario-camboriu

Limitações para captura da tainha podem comprometer safra de 2019   

https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/limitacoes-para-captura-da-tainha-podem-comprometer-safra-de-2019

Vídeo: Safra da tainha de 2019 ainda é repleta de incertezas

https://ricmais.com.br/sc/programas/balanco-geral-florianopolis/safra-da-tainha-de-2019-ainda-e-repleta-de-incertezas

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

DOIS BARCOS DE ATUM

Olhe, mire, veja – e compare.   Pacífico Sul https://www.youtube.com/watch?v=i5mMI8t7vV0 Nordeste Brasil https://www.youtube.com/watch?v=COqEEKErUfM

MORAR NO MAR

Pescadores flagram casa à deriva em mar no litoral do Paraná. Pode ser uma boa ...