BEIJO BÉLICO

Era 14 de agosto de 1945, dia em que o Japão se rendeu aos Estados Unidos, marco do fim da Segunda Guerra Mundial.  Um marinheiro homem vestindo os trajes oficiais da Marinha dos Estados Unidos aparece beijando uma mulher vestida de enfermeira. Os dois entraram para a História.

Icônica foto de 14 de agosto de 1945 mostra marinheiro e mulher vestida de enfermeira se beijando nas comemorações do fim da Segunda Guerra Mundial. O homem, identificado como George Mendonsa, morreu aos 95 anos. — Foto: Victor Jorgensen/Arquivo/U.S. Navy

 

Uma estátua que reproduz a icônica foto da Segunda Guerra Mundial de um marinheiro beijando uma enfermeira foi encontrada pintada com a hashtag Me Too Movement em Sarasota, Flórida / Crédito: Huffington Post

 

Greta Zimmer Friedman e George Mendonsa reunidos na Times Square, onde ocorreu o beijo famoso, em agosto de 2012 / Crédito: CBS News/ GGN.

Era 14 de agosto de 1945, dia em que o Japão se rendeu aos Estados Unidos, marco do fim da Segunda Guerra Mundial. Nas imagens flagradas por Alfred Eisenstaedt e Victor Jorgensen, um homem vestindo os trajes oficiais da Marinha dos Estados Unidos aparece beijando uma mulher com roupa semelhante à das enfermeiras.

Durante anos, diversos homens e mulheres contestaram a identidade do casal. Em 2012, porém, peritos observaram os detalhes dos corpos das duas pessoas e confirmaram que o marinheiro da foto era George Mendonsa.

Os peritos também identificaram a mulher como sendo Greta Zimmer Friedman. Ela trabalhava como assistente de dentista quando, segundo ela, Mendonsa a agarrou em uma Times Square cheia. Mendonsa e Friedman não se conheciam. O militar reconheceu, em entrevistas, que beijou a mulher após tomar bebida alcoólica nas comemorações do fim do conflito. Friedman confirmou a versão.

“Aquele cara veio, me agarrou e me beijou. Era apenas alguém festejando muito. Não foi algo romântico”, relatou Friedman à Biblioteca do Congresso em 2005.

A foto do marinheiro beijando a enfermeira deixou de ser a comemoração pelo fim de uma guerra e virou agressão sexual.

Mudam os tempos. Mudam as leituras. Para o bem ou para o mal, é um beijo bélico.

O marinheiro do beijo

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/02/18/morre-homem-identificado-como-marinheiro-de-foto-simbolo-do-fim-da-2a-guerra-mundial.ghtml

A polêmica sobre o famoso beijo no fim da Segunda Guerra

https://jornalggn.com.br/historia/a-polemica-sobre-o-famoso-beijo-no-fim-da-segunda-guerra/

 

Statue Of Kissing Sailor Vandalized With ‘#MeToo’ After Veteran’s Death

https://www.huffpostbrasil.com/entry/kissing-sailor-statue-metoo-paint_n_5c6c0c24e4b0e8eb46ba0501

 

Frank Sinatra em “Marujos do Amor”

https://www.youtube.com/watch?v=-_AuPuwfRUo

Veja também

EXTINÇÃO MILIONÁRIA

Um milhão de espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção, aponta ONU. Estudo ...

T. S. ELIOT E AS MUITAS VOZES DO MAR

Em “Desolation Row”, Bob Dylan enfileira personagens altamente desolados, deslocados: o circo está na cidade, ...