SARAMPO A BORDO

Em nota, a MSC Cruzeiros informou que “um pequeno número de tripulantes do ‘MSC Seaview’ apresentou possíveis sinais de rubéola ou sarampo”. A empresa disse que trabalhou em estreita colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

MSC Seaview é um dos maiores navios de cruzeiro a operar na costa brasileira Foto: MSC Cruzeiros/Divulgação
Desde 2016, a região das Américas era considerada livre do sarampo, infecção viral de fácil contágio. Mas, no último ano, a doença voltou a ser ponto de preocupação e o Brasil também está em situação de risco / Crédito: M de Mulher.

Um surto de sarampo “MSC Seaview”, um transantlântico com capacidade para quase sete mil passageiros e tripulantes, levou a uma ação de emergência contra a doença, extremamente contagiosa. O Instituto Adolfo Lutz já confirmou 18 infectados. A embarcação deve retornar hoje a Santos, no litoral paulista, para imunizar quem estava a bordo. O cantor Wesley Safadão fez um show durante a viagem e está no navio.

Inicialmente, a suspeita era de que fosse rubéola, mas exames descartaram a doença. O Ministério da Saúde afirmou que o surto provavelmente é de sarampo. A confirmação da doença foi feita por meio de seis testes do Adolfo Lutz.

No primeiro momento, serão vacinados cerca de cinco mil passageiros que estão no navio. Só depois de imunizados deixarão o transatlântico. Uma vez concluída a operação, passageiros que vão embarcar no navio para outro trecho de viagem também serão imunizados. No total, devem passar por vacinação aproximadamente 10 mil pessoas no Porto de Santos.

O que diz a MSC – A empresa de cruzeiros emitiu nota: “Nos últimos dias, um pequeno número de tripulantes do MSC Seaview apresentou possíveis sinais de rubéola ou sarampo. Esses tripulantes, por precaução e de acordo com as diretrizes de saúde mais rigorosas para esses casos, foram imediatamente mantidos em observação, recebendo visitas diárias de nossa equipe médica. Os membros da tripulação estão em boa saúde e combatendo ativamente os sintomas.”

 

 

Surto de sarampo põe transatlântico em alerta; 10 mil serão vacinados

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,causa-provavel-de-surto-em-transatlantico-e-sarampo-apontam-exames,70002728178

Surtos de sarampo deixam a América em estado de alerta

https://mdemulher.abril.com.br/saude/surtos-de-sarampo-deixam-a-america-em-estado-de-alerta/

 

O surto de sarampo e o movimento antivacina nos EUA  

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/02/01/O-surto-de-sarampo-e-o-movimento-antivacina-nos-EUA

 

“Trolls” russos difundiram desinformação sobre vacinas nos EUA

 https://www.rtp.pt/noticias/mundo/trolls-russos-difundiram-desinformacao-sobre-vacinas-nos-eua_n1095049

 

Russia trolls ‘spreading vaccination misinformation’ to create discord

https://www.bbc.com/news/world-us-canada-45294192

 

A Revolta da Vacina

https://portal.fiocruz.br/noticia/revolta-da-vacina-2

 

Veja também

EXPOSIÇÃO DE PEIXES TRANSPARENTES

O Aquaria KLCC, em Kuala Lumpur (Malásia), abriga uma exposição de espécies de peixes descoloridos ...

MUNDO DRONE

A fotografia aérea existe há 150 anos, mas agora está alcançando novas alturas de popularidade. ...