IMPRESSIONANTE MUNDO NOVO

IMPRESSIONANTE MUNDO NOVO

Como a impressão 3D irá transformar nossas vidas no futuro. Como imprimir insulina e até bactéria em sua casa. UFPI desenvolve tecnologia para despolpamento de peixes.

Pesquisadores já demonstraram de forma convincente que órgãos simples e tecidos complexos podem ser impressos em 3D. As máquinas atuais são capazes de construir vasos sanguíneos, rins, orelhas e corações, utilizando células ao invés de tinta / Crédito: Futuro Exponencial

 

Impressora da equipe da Universidade Politécnica de Valência (Espanha) permite, a partir de peças de DNA e através de um software, imprimir novas bactérias modificadas geneticamente / Crédito: El País

 

Uma parceria entre o Grupo de Estudos Avançados em Processos Industrias (GEAPI) e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Processamento de Alimentos (NUEPPA), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), resultou no desenvolvimento de uma tecnologia para despolpamento de peixes / Crédito: UFPI

 

A impressão 3D é o processo de fabricação de qualquer objeto tridimensional baseado em um arquivo digital. Hoje, podemos imprimir objetos em mais de 250 materiais diferentes. Em síntese, desde titânio até borracha, plástico, vidro, cerâmica, couros e até chocolate.

As máquinas atuais são capazes de construir objetos com uma precisão impressionante, camada por camada. Aliás, as novas técnicas de manufatura digital estão permitindo criar estruturas complexas de materiais misturados. Além disso, autorizam imprimir quase tudo. Por exemplo, robôs, lentes, câmeras, peças de aeronaves, próteses médicas e até casas.

Casas e comida. A nova geração de impressoras 3D tornará possível a criação de alimentos para uma nutrição altamente personalizada. As impressoras poderão criar alimentos com base em nossas necessidades, contendo a quantidade de proteínas, carboidratos, vitaminas e suplementos que precisamos. É impressionante.

Insulina e bactérias – “Democratizar a biologia sintética” era o objetivo da equipe da Universidade Politécnica de Valência (Espanha) que obteve o equivalente a uma medalha olímpica no concurso iGEM 2018, o mais importante do planeta em seu campo, realizado em Boston, ou seja, os Jogos Olímpicos da criação de sistemas biológicos para melhorar ou criar novas funções.

“Não seremos nós a limitar suas aplicações”, diz Roger Monfort, porta-voz da equipe. A Printeria é uma ferramenta industrial e médica. Pode criar bactérias para limpar os ecossistemas ou comer o plástico dos oceanos; materiais que absorvam raios ultravioleta ou, na indústria têxtil, que tinjam com padrões naturais. Pode criar aromas e sabores, ou fabricar materiais de absorção de raios ultravioleta. Com a Printeria também é possível imprimir bactérias para bioarte. Ou imprimir insulina em casa.

Despolpamento de peixes – A pesca anda meio primitiva, mas ainda chega lá, no futuro. Uma parceria entre o Grupo de Estudos Avançados em Processos Industrias (GEAPI) e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Processamento de Alimentos (NUEPPA), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), resultou no desenvolvimento de uma tecnologia para despolpamento de peixes.

A máquina, chamada despolpadeira, utiliza a técnica de amassamento para a filetagem de peixes e aproveita em torno de 50% do animal para a fabricação de produtos comestíveis para seres humanos, tornando possível, ainda, o aproveitamento dos ossos e cartilagens para ração animal.

Enfim, o futuro está chegando com força de tsunami. Vamos acabar imprimindo barcos, peixes, gente.  É o impressionante mundo novo.

 

 

Como a impressão 3D irá transformar nossas vidas no futuro

https://futuroexponencial.com/impressao-3d-vidas/

Como imprimir insulina e até bactéria em sua casa

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/21/eps/1550784194_885927.html

UFPI desenvolve tecnologia para despolpamento de peixes

http://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi-2/25012-ufpi-desenvolve-tecnologia-para-despolpamento-de-peixes

Aldous Huxley – Admirável Mundo Novo

https://www.youtube.com/watch?v=2cF-GW0TQkI

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

AQUISHOW BRASIL 2019

Abertura da Aquishow Brasil 2019 reúne políticos, empresas e produtores. Palestra sobre “A nova SAP ...

SAP SUSPENDE NOVAS AUTORIZAÇÕES PARA PESCA DE ATUM

A suspensão de emissão de autorização de pesca não se aplica às permissões prévias emitidas ...