DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Ser mulher no mundo nunca foi fácil, desde aquele dia muito antigo em que fomos despejados da nossa cobertura bilionária no Jardim do Éden. Ser mulher no Brasil nem se fala: dói mais do que ver um barco encalhado na areia, e o mar batendo na popa, na proa, batendo sem dó.  Ser mulher no Brasil é muito mais perigoso do ser Ama-San.

“Ama” (海 女 em japonês), significa literalmente “mulher do mar” e sua existência está registrada já em 750, na mais antiga antologia de poesia japonesa, o “Man’yōshū”. Essas mulheres especializaram-se no mergulho livre a cerca de 30 metros de profundidade, em água fria e usando nada mais do que uma tanga. Utilizando técnicas especiais para prender a respiração por até 2 minutos de cada vez, elas trabalhavam até 4 horas por dia na coleta de vários frutos do mar e, especialmente, a caça de pérolas.

O fato desta atividade ser feita exclusivamente por mulheres devia-se à crença da existência de uma camada isolante extra de gordura no corpo feminino que lhes permitiria manter a respiração por mais tempo do que os homens. Com esta vantagem, elas também podiam ganhar mais dinheiro em uma única temporada de mergulho do que a maioria dos homens de sua aldeia em um ano.

Depois da Segunda Guerra Mundial e com o crescimento do turismo doméstico no Japão, a nudez das “ama” começou a ser comentada pelos moralistas de plantão e as Amas foram forçadas a se cobrir. Como depois da expulsão do Paraíso.

Crédito: visiontimes.com
Crédito: visiontimes.com
Crédito: visiontimes.com
Crédito: visiontimes.com
Crédito: visiontimes.com
Crédito: visiontimes.com
Crédito: visiontimes.com
Crédito: visiontimes.com

 

AMA, as sereias japonesas seminuas

https://www.magnusmundi.com/ama-as-sereias-japonesas/

Yoshiyuki Iwase – The Divine Passion

https://www.anatomyfilms.com/yoshiyuki-iwase-divine-passion/

Ama-San

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-247905/trailer-19550708/

AMA Mergulhadoras Japonesas

https://www.youtube.com/watch?v=54AOwVAUcK4

Ama, as mulheres mergulhadoras da Ilha das Pérolas de Mikimoto

https://www.youtube.com/watch?v=ug_xo33rzr8

Feminicídio

https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/2019/03/08/cai-o-no-de-mulheres-vitimas-de-homicidio-mas-registros-de-feminicidio-crescem-no-brasil.ghtml

 

 

Veja também

EXTINÇÃO MILIONÁRIA

Um milhão de espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção, aponta ONU. Estudo ...

T. S. ELIOT E AS MUITAS VOZES DO MAR

Em “Desolation Row”, Bob Dylan enfileira personagens altamente desolados, deslocados: o circo está na cidade, ...