BOLSONARO QUER REDUZIR FROTA DE PESCA NO BRASIL

O secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, garante que a medida não contraria o posicionamento do presidente de aumentar o consumo de pescado no Brasil. “A frota estimada no Brasil hoje é de 80 a 100 mil embarcações. Temos menos de 2 mil controladas. Ao longo dos anos, devido a planejamento insuficiente, falta de estatística pesqueira e erros de gestão, identificamos que existem esforços de pesca muito grandes”, disse o secretário. E concluiu: “Foram emitidas licenças indiscriminadamente. Estamos indo em direção à sustentabilidade e ao preservacionismo”.

Jorge Seif Junior: A frota estimada no Brasil hoje é de 80 a 100 mil embarcações. Temos menos de 2 mil controladas” / Foto: Cais da Ilha da Conceição/Saperj
Jorge Seif Junior: “Estamos indo em direção à sustentabilidade e ao preservacionismo” / Foto: Alex Dickel/ Sindipi/Itajaí
Abate de barcos: Portugal tem a maior zona econômica exclusiva da União Europeia, mas importa dois terços do peixe que consome / Crédito: Octopedia.blogspot
Abate com arte: trabalhadores levaram duas horas para abater sete barcos em um museu e foram aplaudidos pelo público que assistiu à ação, batizada de “Ordem e Progresso” / Foto: Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens.

O presidente Jair Bolsonaro informou, via Twitter, que o Ministério do Meio Ambiente discute projetos embrionários de redução de frota pesqueira e “inclusão dos pescadores no setor de turismo e preservação”.

“A ideia é reduzir esforços de pesca, aumentar o turismo de mergulho e pesca esportiva e criar novos recifes com embarcações naufragadas como já é feito no mundo todo gerando um ambiente de consciência, preservação e empregabilidade natural”, tuitou o presidente.

O tuíte atingiu o setor pesqueiro com impacto de tsunami. O secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, veio a público ressaltar que o projeto ainda é embrionário. Mas disse que a ideia, discutida em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, converge com políticas internacionais ligadas ao tema.

“A frota estimada no Brasil hoje é de 80 a 100 mil embarcações. Temos menos de 2 mil controladas. Ao longo dos anos, devido a planejamento insuficiente, falta de estatística pesqueira e erros de gestão, identificamos que existem esforços de pesca muito grandes”, disse o secretário.

Ele não especificou onde estão os maiores problemas, mas disse que o governo pretende oferecer uma oportunidade para quem quiser deixar a atividade pesqueira. O maior desafio do projeto é o financiamento. O governo avalia buscar ajuda internacional. “Poderemos esvaziar esses esforços de pesca fazendo com que os remanescentes tenham maior produção e mais controlada. Hoje não temos controle e isso é gravíssimo”, afirmou.

Seif diz que a medida não contraria o posicionamento do presidente de aumentar o consumo de pescado no Brasil. Segundo ele, em todo o mundo tem aumentado o consumo de pescado vindo da aquicultura e da maricultura, e não da pesca extrativista.

“Estamos indo em direção à sustentabilidade e ao preservacionismo”, declarou o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior. “Foram emitidas licenças indiscriminadamente.”

 

Twitter de Bolsonaro

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1107222168058900481

Secretário esclarece postagem de Bolsonaro

https://www.youtube.com/watch?v=KE8pwy-vT6I

Bolsonaro quer reduzir quantidade de barcos de pesca no Brasil

https://www.nsctotal.com.br/colunistas/dagmara-spautz/bolsonaro-quer-reduzir-quantidade-de-barcos-de-pesca-no-brasil

Portugal 2008: abate de barcos

https://www.jn.pt/nacional/interior/milhoes-para-a-pesca-em-troca-de-abate-de-barcos-968550.html

Portugal 2012: abate de barcos

http://octopedia.blogspot.com/2012/05/no-sector-das-pescas-portugal-nao-pesca.html

Portugal 2018: abate de barcos

https://pescazores.com/incentivos-abate-embarcacoes-pesca-nos-acores-um-rude-golpe-no-sector-diz-pcp/

Portugal 2017: abate de barcos

https://www.dn.pt/artes/interior/duas-horas-para-abater-sete-barcos-dentro-do-museu-5742273.html

Prioridades da Secretaria de Aquicultura e Pesca

http://www.agricultura.gov.br/assuntos/aquicultura-e-pesca/a-secretaria

Veja também

PESCA NA AGRICULTURA

O empresário catarinense Jorge Seif Júnior, de Itajaí, foi confirmado à frente da Secretaria Nacional ...