PEIXE DO FIM DO MUNDO

Peixe-remo vive em águas profundas e seu aparecimento na superfície pode indicar que grandes desastres. Já Celacanto provoca maremotos.

O peixe-remo teria capacidade de prever desastdres, terremotos / Imagem: Notícias R7
A enigmática frase “Celacanto provoca maremoto” era uma pichação comum nos muros do Rio de Janeiro nos anos 1970 / Imagem: Adriana Varejão/DASArtes

Ele tem muitos nomes — regaleco, peixe-remo ou rei-dos-arenques — e é muito raro ser encontrado em praias ou mesmo pescado. Tudo porque vive em águas bastante profundas, coisa de 600 a 1.000 metros de profundidade. E é conhecido como “peixe do fim do mundo”, por dizerem que ele tem a capacidade de prever grandes desastres naturais, principalmente terremotos. Recentemente, dois deles apareceram no Peru e vários deles foram vistos em águas rasas no Japão, o que segundo especialistas e boatos locais, é um mau prenúncio.

A enigmática frase “Celacanto provoca maremoto” era uma pichação comum nos muros do Rio de Janeiro nos anos 1970, influenciada pelo cientista maluco da série de TV “National Kid”, que a repetia em eco com sua voz cavernosa. O que os pichadores talvez desconheçam é que a dúvida sobre se o farfalhar das nadadeiras de um peixe como o celacanto é capaz de provocar um maremoto é precursora da Teoria do Caos, que aceita a possibilidade de que um evento banal tenha grandes consequências ao longo do tempo.

 

Peixe do fim do mundo

https://noticias.r7.com/hora-7/fotos/peixe-do-fim-do-mundo-e-pescado-em-tres-paises-e-preocupa-cientistas-14022019#!/foto/1

Celecanto provoca Maremoto

http://dasartes.com/materias/celecanto-provoca-maremoto/

Peixe remo

https://www.youtube.com/watch?v=Cx3Y05zf0PM

Galeria Adriana Varejão

https://www.youtube.com/watch?v=AUr720_5XLw

National Kid: Abertura

https://www.youtube.com/watch?v=gztsPZLT3tQ

National Kid : Celacanto

https://www.youtube.com/watch?v=zNxpJhEya-s

Veja também

EXTINÇÃO MILIONÁRIA

Um milhão de espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção, aponta ONU. Estudo ...

T. S. ELIOT E AS MUITAS VOZES DO MAR

Em “Desolation Row”, Bob Dylan enfileira personagens altamente desolados, deslocados: o circo está na cidade, ...