BALEIAS CANTORAS

Todas as baleias emitem sons, mas só algumas podem cantar. As baleias têm todo um repertório de sons que usam para se comunicar e encontrar seu caminho nas profundezas.

Cientistas descobrem que espécie de baleia tem canções de acasalamento tão complexas quanto jazz – BBC News Brasil
O canto das baleias é famoso por ser, supostamente, uma “canção de amor”, mas pode ser que ele tenha outra função / Fonte: Último Segundo / Shutterstock
Embora saibamos que as baleias mudam suas músicas ao longo do tempo, não sabemos como elas aprendem as novas músicas. A taxa de mudança mostra que elas estão constantemente aprendendo e atualizando suas músicas rapidamente. / Foto: Sho Hatakeyama

De acordo com Kathy Wollard, todas as baleias emitem sons, mas só algumas podem cantar.

O oceano é diferente. Mergulhe na água e tente cheirar uma laranja ou enxergar algo a mais de três metros de distância. Os animais que vivem sob a água tiveram de desenvolver formas diferentes de sentir seu mundo, diferentes do olfato e da visão. Uma dessas formas foi o som.

As baleias têm todo um repertório de sons que usam para se comunicar e encontrar seu caminho nas profundezas. Mas só certas baleias cantam.
Elas são divididas em dois grupos, de acordo com a maneira como se alimentam – as filtrantes e as com dentes. As baleias cantoras estão entre as filtrantes.

O mar é sombrio mesmo durante o dia e muitas baleias com dentes viajam e caçam à noite. Como elas fazem isso? Como um morcego voando em um celeiro escuro à meia-noite, algumas baleias emitem sons (piques) e ouvem os ecos.
Os barulhos que fazem soam como estalidos ou zunidos, silvos. Quando a onda sonora atinge alguma coisa na água, como uma pedra, ela quica de volta.
Ouvidos comuns não funcionam direito sob a água, porque todo o crânio vibra quando uma onda sonora o atinge e não apenas o tímpano. Os canais auditivos das baleias reduziram-se a pequenos furinhos.

As baleias ainda têm canais auditivos, entretanto. Mas os sons pegam uma rota diferente para alcançá-los, viajando a partir do osso maxilar ou da testa, através de uma camada de óleo, para os canais auditivos.

Além dos estalidos, as baleias com dentes se comunicam por assobios e trinados. Também fazem sons estalando as mandíbulas e dando tapas na água com a cauda. Alguns sons são tão ensurdecedores quanto uma britadeira quebrando uma rua.
As baleias filtrantes estalam, gorjeiam e assobiam como as baleias com dentes. Também emitem gemidos de baixa frequência. Entre os machos das jubartes, os gemidos assombrosos podem tomar a forma de canções porque têm ritmo, estrutura e frases repetidas (como refrãos).

Cientistas que gravaram e analisaram as canções dizem que algumas delas têm a mesma quantidade de informações contidas em um pequeno livro.
Alguns dos sons são muito baixos para que possamos ouvir; outros precisam ser tocados em velocidade extrabaixa para que os humanos possam entender o que está sendo cantado. As baleias lembram e mudam suas músicas de acordo com a mudança de estações do ano.

Ninguém sabe por que as baleias cantam ou o que as canções significam. Alguns dizem que elas ajudam os machos a estabelecerem seus territórios aquáticos, ou são parte de um ritual de acasalamento.

Canção das Baleias / Whales’ Song

https://www.youtube.com/watch?v=EMUyiw2zMiU

Canto da baleia jubarte

https://www.youtube.com/watch?v=4kfCcFUE6Pc

Outra canção de baleia

https://www.youtube.com/watch?v=WabT1L-nN-E

Baleia tem canções de acasalamento tão complexas quanto jazz

https://www.bbc.com/portuguese/geral-43646689

Todas as baleias emitem sons, mas só algumas podem cantar

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/7/31/folhateen/18.html

As baleias aprendem música como os humanos, estrofe por estrofe

http://otimundo.com/baleias-aprendem-musica-como-os-humanos/

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

MARINHA DO BRASIL: ECONOMIA AZUL

A Economia Azul desponta como a nova fronteira da economia mundial. Ela se baseia no ...

MULTA DE MEIO MILHÃO

“Multa de meio milhão por dia! É pauleira. Paulada em cachorro vira-lata. Pra aleijar. O ...