TAINHA E TECNOLOGIA

Atenção! Pescadores, mestres, armadores e empresários que trabalham com a Tainha no Sudeste e Sul do país! A safra de 2019 está trazendo novidades!

A SAP em conjunto com a área de Tecnologia da Informação do MAPA prepararam um SISTainha, o sistema onde serão inseridos os Mapas de Bordo, Mapas de Produção e o Formulário de Entrada de Tainha em Empresa Pesqueira / Imagem: SAP
Cotas: além do respeito aos limites biológicos de captura da espécie, espera-se que os rendimentos da pescaria sejam melhor distribuídos / Imagem: minhocadepraia.blogspot.com

 A safra de 2019 está trazendo novidades!

Conheça o Plano de Gestão da Tainha

Com a publicação da Instrução Normativa MAPA nº 8, de 08 maio de 2019, a gestão por cotas de captura para a frota CERCO/TRAINEIRA se expandiu para toda a região Sudeste e Sul do Brasil.

No caso da frota de EMALHE/ANILHADO, por ser esta pescaria restrita à Santa Catarina, seu monitoramento acontecerá apenas nesse Estado.

Acompanhe AQUI as regras de utilização das cotas de captura de tainha e do permissionamento das embarcações.

Por que as cotas de captura são importantes?

A aplicação das cotas viabiliza o controle das capturas e se soma a outras medidas já definidas no Plano de Gestão, equilibrando o número de embarcações que poderão operar, a temporada de pesca e o total capturado. Assim, além do respeito aos limites biológicos de captura da espécie, esperamos que os rendimentos da pescaria sejam melhor distribuídos.

Como será feito o monitoramento este ano?

Este ano, assim como em 2018, o controle do limite máximo de captura será feito com base nos dados constantes nos Mapas de Bordo, Mapas de Produção, Formulário de Entrada de Tainha em Empresa Pesqueira e no Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal – SIGSIF. A novidade este ano é que aquela ferramenta que primeiro indicar o atingimento dos limites estabelecidos será a utilizada para encerrar a safra.

A Secretaria de Aquicultura e Pesca – SAP em conjunto com a área de Tecnologia da Informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA prepararam um SISTainha, o sistema onde serão inseridos os Mapas de Bordo, Mapas de Produção e o Formulário de Entrada de Tainha em Empresa Pesqueira.

Clique aqui para ter acesso ao SISTainha

Confira:

http://www.agricultura.gov.br/assuntos/aquicultura-e-pesca/tainha-2019

Normas estabelecem cota máxima para a captura de tainha

http://www.agricultura.gov.br/noticias/normas-estabelecem-cota-maxima-para-a-captura-de-tainha

Publicada relação das embarcações autorizadas para a pesca da tainha

http://www.agricultura.gov.br/noticias/publicada-relacao-das-embarcacoes-autorizadas-para-a-pesca-da-tainha