ENTREPOSTO MÓVEL

Embrapa Pesca e Aquicultura lança vídeo sobre entreposto móvel de pescado.

O sistema modular do entreposto móvel também barateia custos de quem está começando / Foto: Embrapa

.

Outra vantagem é a mobilidade do Entreposto Modular de Pescado, que elimina um problema comum dos frigoríficos convencionais: a ociosidade / Foto: Jacir Albino

.

Um vídeo com as principais informações sobre o entreposto móvel de pescado (EMP) foi lançado pela Embrapa Pesca e Aquicultura. A ideia é que os piscicultores obtenham mais detalhes sobre como funciona o EMP e como ele deve proceder para implementar o entreposto, que na prática funciona como um frigorífico móvel. A grande vantagem é que o produtor poderá transportar a unidade de beneficiamento para lugares mais próximos da região onde os peixes são cultivados ou pescados.

O EMP consiste em um contêiner refrigerado de 12 metros de comprimento transportado por uma carreta que realiza o processamento de peixes ao lado das pisciculturas. Desenvolvido pela Embrapa Pesca e Aquicultura com apoio de parceiros, ele foi validado em novembro do ano passado, em Fortaleza (CE), na Embrapa Agroindústria Tropical.

O EMP atende a uma demanda por frigoríficos com menor custo de implantação. Um entreposto tradicional, com capacidade para processar cinco toneladas de tilápias por dia, custa em média R$ 5 milhões para ser construído. Em contrapartida, o EMP, mais simples e compacto, custa um décimo desse valor.

O equipamento foi projetado com estrutura modular, permitindo que etapas de processamento possam ser adicionadas de acordo com a necessidade de cada produtor e demandas de mercado. Trata-se do primeiro do gênero voltado ao processamento de pescado e segue modelos similares para abate de suínos, aves e caprinos, também desenvolvidos com participação da Embrapa.

A versão para pescados foi criada em parceria com a empresa Engmaq, de Peritiba (SC), especializada em novas tecnologias no ramo agroindustrial para atender uma demanda da Piscis, empresa de Jaguaribara (CE) especializada em aproveitamento de resíduos de processamento de peixe.

Leia mais:
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/43484114/embrapa-pesca-e-aquicultura-lanca-video-sobre-entreposto-movel-de-pescado

Vídeo: entreposto móvel
https://www.youtube.com/watch?v=PXkzjNMjZyw&t=8s

Entreposto Móvel de Pescado está pronto e será validado
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/11770142/entreposto-movel-de-pescado-esta-pronto-e-sera-validado

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

MARINHA DO BRASIL: ECONOMIA AZUL

A Economia Azul desponta como a nova fronteira da economia mundial. Ela se baseia no ...

MULTA DE MEIO MILHÃO

“Multa de meio milhão por dia! É pauleira. Paulada em cachorro vira-lata. Pra aleijar. O ...