MARINHA DO BRASIL: ECONOMIA AZUL

A Economia Azul desponta como a nova fronteira da economia mundial. Ela se baseia no uso sustentável dos oceanos e seus recursos, voltado ao crescimento econômico, à segurança alimentar, à geração de empregos e na preservação do meio ambiente marinho.

.

O Brasil possui o direito de explorar uma extensa área oceânica, com cerca de 5,7 milhões de km2, o que equivale a, aproximadamente, metade da nossa massa continental. No mar estão as reservas do pré-sal e dele retiramos cerca de 85% do petróleo, 75% do gás natural e 45% do pescado produzido no País. É preciso e precioso conhecer e reconhecer a Amazônia Azul / Crédito: Marinha do Brasil

.

Crédito: Marinha do Brasil

.

O Brasil possui o direito de explorar uma extensa área oceânica, de aproximadamente 4,5 milhões de km², que corresponde a cerca de 50% da nossa área continental.

Devido a sua importância estratégica, às riquezas nela contidas e à necessidade de garantir sua proteção e preservação, a Marinha do Brasil, buscando alertar a sociedade sobre seus incalculáveis bens naturais, suas riquezas, sua biodiversidade e sua vulnerabilidade, passou a denominá-la “Amazônia Azul”.

A História nos ensina que toda riqueza desperta a cobiça, e, portanto, a preservação e proteção da “Amazônia Azul” é uma questão de soberania nacional.

Dos mares, retiramos cerca de 85% do petróleo, 75% do gás natural e 45% do pescado produzidos no país. Por nossas rotas marítimas, escoamos mais de 95% do comércio exterior brasileiro.

Assim, entender a importância do mar e dos rios exige a absorção de conhecimentos e percepções que, normalmente, deixam de estar ao alcance de significativa parte do povo brasileiro. Porém, cada vez mais constatamos que é pela via marítima e por hidrovias que trafegam os produtos e serviços vitais para o Brasil.

 No mar não existem muros ou cercas. Na “Amazônia Azul”, os limites das nossas águas são linhas sobre o mar que não existem fisicamente. O que as define de forma concreta é a presença de navios da Marinha em permanente vigilância.

A Economia Azul desponta como a nova fronteira da economia mundial. Ela se baseia no uso sustentável dos oceanos e seus recursos, voltado ao crescimento econômico, à segurança alimentar, à geração de empregos e na preservação do meio ambiente marinho.

Em aproximadamente 8.500 km de faixa litorânea, concentram-se 80% da população, são produzidos 90% do produto interno bruto (PIB) brasileiro e estão localizados os principais destinos turísticos nacionais.

.

.

Economia Azul
https://www.mar.mil.br/hotsites/amazonia_azul/economia-azul.html

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

PEIXE COMPUTADORIZADO

Cientistas da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO) estão empregando equipamentos de medicina, como endoscópios e ...

NOVO RGP & PLANO SAFRA

Novo Registro Geral de Pesca vai atender demanda reprimida desde 2015. Secretaria de Aquicultura e ...