LUNÁTICOS MARES EXTRATERRESTRES

Oceano da lua Europa, de Júpiter, é salgado assim como os oceanos da Terra. Titã, a maior lua de Saturno, pode ter vida em sua superfície.

.

Arte mostra os gêiseres de Europa, com águas que são expelidas de seu interior, onde há um oceano subterrâneo / Imagem: NASA

.

Superfície de Titã, a maior lua de Saturno / Imagem: Ciberia

.

Um novo estudo sobre o oceano subterrâneo da lua Europa, de Júpiter, indica que essas águas ainda tão misteriosas podem ser mais parecidas com os oceanos da Terra do que imaginávamos. É que, de acordo com os pesquisadores, o oceano de Europa é salgado assim como os terrestres.

O oceano subterrâneo de Europa tem bastante sais de sulfato, sendo que tal oceano abriga cerca de duas vezes mais água do que todos os mares da Terra reunidos. Agora, contando com o telescópio espacial Hubble, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia detectaram a provável presença de cloreto de sódio por lá — a mesma substância que compõe o sal de cozinha que usamos no dia a dia.

Vale lembrar que a NASA pretende enviar, em 2023, a missão Europa Clipper a este satélite natural de Júpiter, justamente para investigar de perto seu misterioso oceano que fica abaixo da crosta congelada. A ideia é entender a composição de tal oceano, bem como sua extensão, para buscar sinais de algum tipo de vida microbiana por lá.

A sonda chegará a apenas 25 km da superfície; então, além de estudar a geologia de Europa e investigar seu oceano, também nos presenteará com muitas fotografias sem precedentes deste objeto peculiar do Sistema Solar. Ainda, a nave será capaz de voar através das plumas de água que são despejadas a partir de fendas na superfície de Europa.

Lua Titã – Titã, o maior satélite de Saturno, é assunto de muitas discussões recentes. Até a NASA já está considerado visitar a superfície com uma nave espacial para estudar seus lagos e rios ricos em hidrocarbonetos líquidos. A ideia é iniciar a missão em 2025 – mas a nave só chegaria na lua de Saturno em 2034.

Outra característica de Titã foi avaliada em um novo estudo, que descobriu que os seus oceanos podem ser adequados para abrigar um submarino em algum momento do futuro. Ao replicar a temperatura e pressão de Titã em laboratório, os cientistas descobriram que, apesar das condições difíceis para a vida terrestre, a região pode ser explorada.

Titã é o único lugar além da Terra que se sabe haver corpos líquidos em sua superfície. Junto à sua atmosfera espessa, a lua parece um ambiente sedutor para a vida de uma forma ou de outra. Se o espaço é habitável ainda não sabemos e talvez continuemos com essa incerteza por algum tempo. No entanto, a existência dos co-cristais pode nos ajudar nessa descoberta.

.

Lua Europa
https://br.yahoo.com/financas/noticias/oceano-da-lua-europa-%C3%A9-212500932.html

Lua Titã
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2018/03/tita-lua-de-saturno-pode-ter-cristais-alien-em-sua-superficie.html

Luas de Júpiter e Saturno: Elas Escondem Algo Inacreditável!
https://www.youtube.com/watch?v=9dFlzSjm_xU

Saturn’s Largest Moon Would Make an Unbelievable Vacation Spot
https://www.theatlantic.com/science/archive/2019/06/titan-saturn-lakes-vacation/591709/

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

PEIXE COMPUTADORIZADO

Cientistas da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO) estão empregando equipamentos de medicina, como endoscópios e ...

NOVO RGP & PLANO SAFRA

Novo Registro Geral de Pesca vai atender demanda reprimida desde 2015. Secretaria de Aquicultura e ...