ACORDO MERCOSUL E UE

O agronegócio é um dos principais beneficiados pelo acordo fechado entre os países que compõem o Mercosul e a União Europeia. O setor comemora a redução e posterior retirada de tarifas de produtos essenciais na pauta de vendas externas, como suco de laranja, frutas, café solúvel, peixes, crustáceos e óleos vegetais.

.

O acordo não terá impacto positivo imediato ao setor no Brasil, já que as exportações à UE permanecem fechadas até o aval da autoridade sanitária europeia / Foto: Creative Commons/Bill Bredley

.

Exportações brasileiras devem crescer US$ 100 bilhões / Foto: Marcelo Curia/Ed. Globo

.

Cachaça será um dos produtos distintivos do Brasil na Europa a partir de agora / Foto: Globo Rural

.

O agronegócio é um dos principais beneficiados pelo acordo fechado entre os países que compõem o Mercosul e a União Europeia. O setor comemora a redução e posterior retirada de tarifas de produtos essenciais na pauta de vendas externas, como suco de laranja, frutas, café solúvel, peixes, crustáceos e óleos vegetais. Haverá também acesso preferencial para carnes bovina, suína e aves, açúcar, etanol, arroz, ovos e mel, entre outros. Além disso, “o acordo reconhecerá como distintivos do Brasil produtos, como cachaças, queijos, vinhos e cafés”, dizem os Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura.

De acordo com as regras do acordo, mais de 90% das exportações do Mercosul terão suas tarifas zeradas em até dez anos. O processo de redução de tarifas acontece, como é um comum nesse tipo de acordo, de forma gradativa. Os produtos industrializados também serão beneficiados. “As empresas brasileiras serão beneficiadas com a eliminação de tarifas na exportação de 100% dos produtos industriais. Serão, desta forma, equalizadas as condições de concorrência com outros parceiros que já possuem acordos de livre comércio com a UE”, afirmaram os órgãos brasileiros em nota divulgada em conjunto.

O acordo é considerado pela comunidade internacional como histórico. As negociações duraram 20 anos. Juntos, Mercosul e União Europeia representam 25% do PIB mundial e um mercado de 780 milhões de pessoas. A conclusão das negociações ocorrem no momento de tensão e incertezas no comércio internacional.

Impacto do pescado – O acordo não terá impacto positivo imediato ao setor no Brasil, já que as exportações à UE permanecem fechadas até o aval da autoridade sanitária europeia (DG-Sante). O governo brasileiro permanece em negociação com os comissários do bloco para reverter a decisão, que há dois anos impede qualquer exportação de pescado oriundo da pesca e aquicultura brasileiras.

É mais provável que, a depender dos detalhes do acordo, os produtos europeus de pescado tenham maior acesso ao mercado brasileiro no período inicial do acordo, já que o mercado brasileiro permanece aberto, tem canais estabelecidos e já possui forte histórico de compras da UE.

No cenário do Mercosul, a Argentina deverá ter mais benefícios que o Brasil com a isenção tarifária para os produtos pesqueiros, cujas vendas aos europeus crescem ano após ano.

 O que o agronegócio brasileiro ganha com o acordo entre Mercosul e UE
https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Economia/noticia/2019/06/o-que-o-agronegocio-brasileiro-ganha-com-o-acordo-entre-mercosul-e-eu.html

Acordo Mercosul e União Europeia zera imposto para pescado
http://seafoodbrasil.com.br/acordo-mercosul-e-uniao-europeia-zera-imposto-para-pescado

Análise: indústria e agronegócio ganharão com acordo de Mercosul e UE
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/analise-industria-e-agronegocio-ganharao-com-acordo-de-mercosul-e-ue-1.2116988

União Europeia vai reavaliar abertura de mercado para o pescado do Brasil
https://canalrural.uol.com.br/noticias/pecuaria/peixes/uniao-europeia-pescado-brasil/

Ministro diz que nenhum país está pronto no momento para ratificar acordo
https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/07/02/ministro-diz-que-mercosul-tem-condicoes-de-fechar-dois-novos-acordos-comerciais-neste-semestre.ghtml

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

O PEIXE DENTRO DE NÓS

Somos todos Filhos de Gaia, da Mãe Terra, o verme, o peixe, o tigre, o ...

FÁBIO HAZIN E O MONITORAMENTO DE TUBARÕES

“Já aconteceu de marcarmos tubarões em Fernando de Noronha e sua marca ser recuperada na ...