NOTÍCIAS DA SECRETARIA DE PESCA

Justiça acata pedido da União e autoriza pesca da tainha para barcos industriais. Workshop internacional capacita profissionais da indústria da pesca para atender ao mercado europeu. Descadastramento voluntário de pescadores já resultou em economia de R$ 6 milhões.

.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) liberou a pesca da tainha para os barcos industriais. “Depois de muitas lutas, idas e vindas, comprovamos a eficácia do Sistema SisTainha”, comemorou o secretário Jorge Seif Júnior / Imagem: Revista Rural

.

Workshop: Entre os assuntos que serão abordados estão a implementação de programas de pré-requisitos (PRPs), incluindo rastreabilidade do sistema de análise de perigo e pontos críticos de controle (HACCP) e de projetos adequados das áreas de produção, de infraestrutura de estabelecimento de processamento e de barcos congeladores / Imagem: suíno.com

.

“O recadastro nacional será feito a partir de agosto”, anunciou o secretário, ao participar da live com o presidente Jair Bolsonaro / Imagem: Anasps TV

.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) liberou a pesca da tainha para os barcos industriais. A autorização é para barcos sem irregularidades e que não tenham interrompido sem justificativa o sistema de controle via satélite na última safra. A Secretaria de Aquicultura e Pesca já prepara uma portaria com a lista das embarcações aptas a realizarem a atividade.

“Depois de muitas lutas, idas e vindas, comprovamos a eficácia do Sistema SisTainha”, comemorou o secretário Jorge Seif Júnior.

A desembargadora federal Vânia Hack de Almeida aceitou o recurso e afirmou na decisão que “as autoridades competentes estão constantemente a verificar a regularidade das embarcações que participam das temporadas de safra de pesca da tainha, tomando as atitudes legais necessárias para afastar da prática aquelas que apresentem qualquer irregularidade”.

Workshop – O Workshop Internacional de Capacitação das Indústrias de Aquicultura e Pesca para o Mercado Europeu é um evento é promovido pela Secretaria de Aquicultura e Pesca, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

“Pedimos o apoio da FAO para que as nossas empresas e indústrias exportadoras estivessem de acordo e preparadas para o novo momento do Brasil e para que estejam de acordo com as normas internacionais de sanidade de peixe. A FAO está aqui com palestrantes internacionais preparando empresas não só de Santa Catarina, mas de todo o Brasil”, disse Jorge Seif Jr.

O objetivo do workshop é atualizar conhecimentos e práticas do parque industrial brasileiro para que atendam a critérios e normas dos importadores europeus. Isso porque, desde janeiro do ano passado, as indústrias brasileiras de pescado estão impedidas de exportar para a Europa, principalmente, em função de requisitos de ordem sanitária exigidos dos estabelecimentos industriais na produção e industrialização.

Descadastramento – O secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Jr., informou que a ação de descadastramento de pessoas que não tinham o direito de receber o seguro defeso já resultou em uma economia de R$ 6 milhões por ano. “O recadastro nacional será feito a partir de agosto”, anunciou o secretário, ao participar da live com o presidente Jair Bolsonaro.

Justiça
http://www.agricultura.gov.br/noticias/justica-acata-pedido-da-uniao-e-autoriza-pesca-da-tainha-para-barcos-industriais

Workshop
http://www.agricultura.gov.br/noticias/workshop-internacional-capacita-profissionais-da-industria-da-pesca-para-atender-ao-mercado-europeu

Descadastramento
http://www.agricultura.gov.br/noticias/descadastramento-voluntario-de-pescadores-artesanais-ja-resultou-em-economia-de-r-6-milhoes-diz-seif

Descadastramento na TV
https://www.anasps.org.br/secretario-de-aquicultura-e-pesca-fala-sobre-as-mudancas-no-seguro-defeso/

Bolsonaro live seguro-defeso
https://www.facebook.com/watch/?v=313249132679740

Veja também

EMBARCANDO NA REAL

Precisamos decidir, para o bem de todos, que a pesca não tem nada a ver ...

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

ÁGUA ALIENÍGENA

Água em outros planetas pode ser bem diferente da que existe na Terra. A água ...

O MAPA DA PESCA: DESENVOLVIMENTO

Ministra diz que pesca deve ser indutora do desenvolvimento brasileiro. Tereza Cristina participou de reunião ...