NOTÍCIAS DA MARINHA DO BRASIL

Diretoria de Saúde da Marinha comemora 39 anos do Ingresso da Mulher na Força. Marinha do Brasil participa do Exercício Guardião Cibernético 2.0. Tribunal Marítimo completa 85 anos.

.

Diretoria de Saúde da Marinha celebra a data do ingresso da mulher na Força / Foto: MB

.

Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-Almirante Bettega, visita as instalações do ECG 2.0 / Foto: MB

.

Sessão Solene em comemoração aos 85 anos, presidida pelo Comandante da Marinha Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior / Foto: MB

.

Em alusão aos 39 anos da criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva (CAFRM), comemorado em 7 de julho, a Diretoria de Saúde da Marinha realizou, no dia 10 de julho, uma programação especial com palestras e oficinas voltadas para o universo feminino. O evento reuniu Oficiais e Praças do sexo feminino e contou com a presença do Diretor de Saúde da Marinha, Vice-Almirante médico Luiz Cláudio Barbedo Fróes, e da Contra-Almirante médica Dalva Maria Carvalho Mendes.

Na ocasião, foram realizadas atividades, como as oficinas de maquiagem e de autocuidado. O Diretor de Saúde da Marinha também proferiu palavras exaltando a participação feminina na Marinha, iniciada com êxito em 1981, e ressaltou o caso da Contra-Almirante Dalva, que é oriunda da primeira turma de ingresso de mulheres e hoje integra a Diretoria de Saúde. Em seguida, a Contra-Almirante Dalva enfatizou sua gratidão por ser parte dessa história: “Estou muito feliz com a participação cada vez mais significativa da mulher nas Forças Armadas. Não tenho dúvidas de que faria tudo novamente”, finaliza.

O Ingresso da Mulher na Marinha do Brasil remete à criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva, ocorrido em 7 de julho de 1980, por iniciativa do então Ministro da Marinha Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca. A MB foi a pioneira entre as Forças Armadas brasileiras a contar com mulheres em seu efetivo.

Exercício Guardião Cibernético 2.0 – No período de 2 a 4 de julho, foi realizado, no Forte Marechal Rondon, em Brasília-DF, o Exercício Guardião Cibernético 2.0 (ECG 2.0), considerado o maior evento simulado de proteção cibernética, dos ativos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), no âmbito da Defesa. Além da Marinha do Brasil (MB) e das Forças Singulares, participaram do exercício o Ministério da Defesa (MD), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e instituições de setores considerados estratégicos para o Estado brasileiro, com destaque para os setores nuclear, financeiro, telecomunicações, energia, transportes e água.

A dinâmica do exercício se desenvolveu em um cenário fictício de intenso ataque cibernético, no qual os participantes de nível técnico e gerencial empregaram técnicas de simulação virtual e construtiva, de forma integrada para a pronta resposta aos incidentes e problemas cibernéticos simulados.

No setor nuclear, de responsabilidade da MB, participaram militares do Comando de Operações Navais (CON), Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM), Centro de Tecnologia e Informação da Marinha (CTIM) e Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), além dos demais órgãos que compõe esse setor.

Tribunal Marítimo completa 85 anos – O Tribunal Marítimo (TM) realizou, no dia 08 de julho, uma Sessão Solene presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, em comemoração aos 85 anos de sua existência, completados no dia 05 de julho.

O evento também contou com a presença do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira, dos ex-Comandantes da Marinha, Almirantes de Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho e Julio Soares de Moura Neto, do Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Carlos Augusto de Souza, do Comandante de Operações Navais e Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel e de ex-Presidentes do Tribunal Marítimo.

Na área judiciária, estiveram presentes o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Claudio de Mello Tavares, e, representando o Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Desembargador Federal Reis Friede, o Desembargador Federal André Ricardo Cruz Fontes, além de outras autoridades judiciárias, militares e representantes da comunidade maritimista.

Durante a Sessão, a Juíza Maria Cristina de Oliveira Padilha, representando os Juízes do TM, a Capitão-Tenente (T) Juliana Moura Maciel Braga, representando a Procuradoria Especial da Marinha e a Dra. Fabiana Simões Martins, representando os advogados que labutam nesta “Corte Marítima”, enalteceram os 85 anos de atividades do TM em prol da Justiça e Segurança da Navegação.

Em sua Ordem do Dia, o Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho ressaltou a exitosa trajetória deste Tribunal, fruto do elevado nível de profissionalismo e comprometimento de seus antecessores e dos militares e servidores civis, que ao longo destes 85 anos, não mediram esforços para prestar o melhor serviço à sociedade e ao País.

Mulher na Marinha
https://www.marinha.mil.br/noticias/diretoria-de-saude-da-marinha-comemora-39-anos-do-ingresso-da-mulher-na-forca

Exercício Guardião Cibernético 2.0
https://www.marinha.mil.br/noticias/marinha-do-brasil-participa-do-exercicio-guardiao-cibernetico-20

Tribunal Marítimo completa 85 anos
https://www.marinha.mil.br/noticias/tribunal-maritimo-completa-85-anos

Leia também:

Aumento de despesas obrigatórias da Marinha dificulta plano de manutenção
https://www.defesaaereanaval.com.br/naval/aumento-de-despesas-obrigatorias-da-marinha-dificulta-plano-de-manutencao-amp

Veja também

EMBARCANDO NA REAL

Precisamos decidir, para o bem de todos, que a pesca não tem nada a ver ...

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

PESCADORES E MARINHEIROS

Pescadores portugueses estão à beira de um ataque de nervos. Comandante do porta-aviões USS Theodore ...

A PESTE E AS RUÍNAS

A peste é o nosso calcanhar de Aquiles. A tragédia está batendo em nossa porta ...