MUNDO TUBARÃO

Se você acredita que o mundo cão é atroz, ainda não viu nada. É só dar uma olhada no mundo tubarão

.

Tubarão mordido por tubarão: mundo canibal / Imagem: National Geographic

.

Filhote de tubarão devora seus irmãos dentro do útero da mãe / Imagem: National Geographic

.

Garoupa gigante engole tubarão inteiro no fundo do mar / Imagem: NOAA

.

O tubarão-da-Groenlândia: ele vive há quatro séculos. A espécie vive em média 272 anos, cresce 1 centímetro por ano e alcança a puberdade aos 150 anos / Imagem: NOAA

.

Jeremiah Sullivan estuda tubarões há 40 anos e não se preocupa em ser mordido. Ele acha o medo uma coisa engraçada / Crédito: National Geographic/Devon Massyn

.

 – Um tubarão branco de quase 4 metros foi flagrado travando uma verdadeira batalha com outro tubarão, este de aproximadamente 12 metros. Um dos animais é quase cortado ao meio após um feroz ataque. As imagens foram gravadas na Gold Coast australiana pela National Geographic, que está trabalhando na produção de um documentário sobre tubarões canibais. . Segundo o especialista Yannis Papastamatiou, do Laboratório Predador de Ecologia e Conservação da Universidade Internacional da Flórida, os tubarões “apenas caçam”. Diferente dos mamíferos, que possuem razões muito mais complexas para praticar o canibalismo, é comum que o tubarão enxergue sua presa apenas como “comida”.

– Diversos estudos já foram feitos para explicar o porquê dos tubarões apresentarem comportamento canibal. De acordo com cientistas do National Geographic, a espécie não possui a noção de quem é seu semelhante, atacando e matando sem pudor qualquer ser vivo. Em um documentário realizado pela própria National Geographic, foi inserido no útero de um tubarão-tigre-da-areia fêmea uma câmera. O vídeo chocante mostra o momento em que um embrião já mais desenvolvido – com olhos e boca- começa a nadar dentro do próprio corpo da mãe, devorando embriões menores, no caso, seus irmãos.

 – Pesquisadores da NOAA, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, se depararam com dois eventos raros do mar profundo: o primeiro, tubarões se banqueteando com a carcaça de um peixe espada e, o segundo, um peixe gigante engolindo inteiro um desses tubarões. Enquanto faziam imagens com um rover aquático, os cientistas faziam comentários da raridade de poder presenciar aquele tipo de banquete no fundo do oceano quando, sem avisar, uma garoupa surge das sombras e pega um desses tubarões sem cerimônias e… engole. Os pesquisadores nunca imaginariam que também capturariam imagens de um desses tubarões se tornando presa de outra criatura do fundo do mar.

– Jeremiah Sullivan, o pesquisador de tubarões, é um cara corajoso e bem-humorado. Quarenta anos de convivência com tubarões. “Eu já fui mordido milhares de vezes. Jogado pra lá e pra cá. Apanhado muito. Quase tive meus dentes arrancados. Fui bastante mastigado”, diz com um risinho. Claro que ele usa uma roupa especial.

 .

Tubarões canibais
http://hardcore.com.br/tubaroes-canibais-travam-batalha-sangrenta-video-impressionante/

Filhote de tubarão devora seus irmãos dentro do útero da mãe
http://hardcore.com.br/filhote-de-tubarao-devora-seus-irmaos-dentro-do-utero-da-mae-assista/

Garoupa gigante engole tubarão inteiro no fundo do mar
https://socientifica.com.br/2019/07/14/peixe-gigante-engole-tubarao-inteiro-no-fundo-do-mar-veja-video/

Shark eaten whole by giant fish in rare video
https://www.independent.co.uk/news/science/shark-eaten-whole-video-wreckfish-noaa-ocean-a8999886.html

O tubarão que vive há quatro séculos
https://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/10/deportes/1470849490_161004.html?rel=mas

Jeremiah Sullivan Gets Bitten By Sharks. On Purpose: ‘Fear Is a Funny Thing’
https://www.thedailybeast.com/the-man-who-is-intentionally-bitten-by-sharks-fear-is-a-funny-thing?ref=scroll

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

CHOCANTES PAPOS ELETRIZANTES

O impactante vídeo do eletrochoque contra a invasão de carpas asiáticas nos EUA.  Proibida no ...

TAMBAQUI CONQUISTA BRASÍLIA

Em Brasília, Festival Tambaqui dá visibilidade ao peixe amazônico. Seis toneladas de tambaqui (o equivalente ...