SARDINHA: BRASIL E PORTUGAL

Pesca de sardinha mais restrita no Brasil e em Portugal. Limites visam garantir a sustentabilidade dos estoques. Leia matéria publicada pela Seafood Brasil.

Com os limites para a pesca de sardinha acordados no ano passado entre Portugal, Espanha e a Comissão Europeia, os portugueses publicaram no Diário da República em julho, uma medida que proibia a pesca de sardinha aos fins-de-semana, feriados e às quartas-feiras até o final daquele mês. / Imagem: Público
De acordo com o consultor Wilson Santos, no ano passado as capturas de sardinha no País confirmaram baixas e o mesmo está ocorrendo no primeiro semestre de 2019. Para compensar esta queda interna, as importações da espécie estão subindo. / Imagem: UOL

A pesca de sardinha está mais restrita no Brasil e em outros países do globo, e as consequências das baixas nos estoques já são vistas nas regiões.

De acordo com o consultor Wilson Santos, no ano passado as capturas de sardinha no País confirmaram baixas e o mesmo está ocorrendo no primeiro semestre de 2019. Para compensar esta queda interna, as importações da espécie estão subindo.

Para Santos, os quatro anos de capturas reduzidas e forte importação colocam os pescadores em uma situação muito difícil. “As características do produto importado (mais de 80% da sardinha já vem eviscerada, sem cabeça e cauda) são totalmente diferentes do produto interno onde somente sardinha inteira é ofertada para indústria de conservas”, observa.

Conforme ele, a indústria vai precisar se readaptar a processar grandes volumes de sardinha nacional, entretanto só o retorno da  enorme oferta de sardinha local fará o setor identificar a dimensão da nova realidade. “Como exemplo, no Rio de Janeiro atualmente existe apenas uma indústria trabalhando exclusivamente com sardinha eviscerada. O que vai ocorrer quando retornarem as capturas de sardinha no Estado do RJ ?”, indagou Santos.

 Em Portugal – Com os limites para a pesca de sardinha acordados no ano passado entre Portugal, Espanha e a Comissão Europeia, os portugueses publicaram no Diário da República em julho, uma medida que proibia a pesca de sardinha aos fins-de-semana, feriados e às quartas-feiras até o final daquele mês.

Conforme o Portal Eco, em julho de 2018, um parecer científico do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES) informava que a pesca da sardinha deveria ser proibida em Portugal e Espanha neste ano de 2019, indicando que o estoque da espécie estaria comprometido.

Os especialistas pediram a suspensão total da captura para este ano.Deve haver zero capturas em 2019”. O documento do ICES informa que o estoque de sardinha com um ou mais anos tem recuado desde 2006, e ficado abaixo dos 0,4 milhões de toneladas. Os novos peixes também estariam com estoque inferior “à média, desde 2005, tendo mesmo em 2017 alcançado o seu pior resultado”, abaixo dos cinco mil milhões de toneladas.

De acordo com o Portal Publico, a proibição aos fins-de-semana, feriados e às quartas-feiras até o final do mês visa assegurar a reposição dos estoques do peixe no país, embora o limite de captura permaneça em 5000 toneladas .

 Leia na íntegra: Pesca de sardinha mais restrita no Brasil e em Portugal

 http://seafoodbrasil.com.br/pesca-de-sardinha-mais-restrita-no-brasil-e-em-portugal

Pesca da sardinha proibida aos fins de semana, feriados e quartas-feiras

https://eco.sapo.pt/2019/07/26/pesca-da-sardinha-proibida-aos-fins-de-semana-feriados-e-quartas-feiras/

Bruxelas defende que Portugal e Espanha ainda têm de “apertar mais a cintura” na pesca da sardinha

https://eco.sapo.pt/2019/07/14/bruxelas-defende-que-portugal-e-espanha-ainda-tem-de-apertar-mais-a-cintura-na-pesca-da-sardinha/

Economia do mar vale oito mil milhões de euros

https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/economia-do-mar-vale-oito-mil-milhoes-de-euros-10363

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

MITOS E VERDADES SOBRE PESCADO

Quem acha que o brasileiro só come pescado na Semana Santa e o Natal está ...

O SUBMARINO, O OVO E O BARCO BÊBADO

 “O Capitão Nemo resolveu descer com o seu ‘Nautilus‘ para as maiores profundidades com o ...