ABCC X EQUADOR

Embaixada equatoriana enviou um boletim informativo para esclarecer informações “mal intencionadas”.

……

“O Equador colaborou com a soma de causas da redução do preço nas fazendas brasileiras, mas a recuperação da produção e um reajuste de preços com a drástica redução do mercado foram determinantes.”, diz matéria da Seafood Brasil em 2018 / Crédito da foto: Divulgação/Potiporã/Christianny Diógenes Maia

…..

Equador esclarece que as exportações ao Brasil são apenas de camarão descascado, descabeçado e eviscerado e que estes “não oferecem risco para a saúde, pois são produtos congelados e totalmente livre de pragas” / Imagem: Seafood Brasil

…..

A Embaixada do Equador enviou um boletim informativo onde afirma que o camarão exportado ao Brasil “não está contaminado”. O documento equatoriano veio algumas semanas depois de divulgado que a China barrou importações do crustáceo de algumas plantas após ser encontrado a doença da mancha branca em contêiner vindo daquele país, e a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) ter postado um informativo nas redes sociais.

Segundo o documento equatoriano, as notícias e afirmações que estão circulando nas redes sociais são “mal intencionadas”. As informações sobre a suspensão das importações de camarão equatoriano à China “não estão corretas”, diz a Embaixada. “As medidas transitórias adotadas pela China referem-se unicamente a um carregamento de uma só empresa equatoriana e um produto que o Equador não exporta ao Brasil”, frisou.

Ainda conforme o boletim informativo, o Equador esclarece que as exportações ao Brasil são apenas de camarão descascado, descabeçado e eviscerado e que estes “não oferecem risco para a saúde, pois são produtos congelados  e totalmente livre de pragas”.

Em seu post no Instagram, a ABCC diz que “camarão contaminado por doenças virais, como a mancha branca (novas mutações) e cabeça amarela (Yellow head), poderá disseminar vírus nos camarões produzidos nesse país e causar perdas astronômicas, já que a China é o maior produtor e maior importador de camarão do mundo”.

“A ABCC diante do risco iminente e com base no princípio da precaução, vem reiterar pedido ao governo brasileiro de proibir a importação de camarões oriundos do Equador e de qualquer país, com potencial risco de causar desastre ambiental, devastando a indústria nacional e contribuindo para a perda de milhares de empregos que o setor geral”, completou.

Os embarques do camarão vannamei equatoriano haviam cessado em julho do ano passado e não têm relação com a doença específica, após decisão de maio da ministra Cármen Lúcia, então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu ao pedido do Estado do Maranhão para suspender a importação do crustáceo por razões sanitárias. Entretanto, a atividade foi retomada no final de 2018, após a autorização do novo presidente do STF, Dias Toffoli.

……..

ABCC x Equador: camarão não está contaminado, diz embaixada
http://www.seafoodbrasil.com.br/abcc-x-equador-camarao-nao-esta-contaminado-diz-embaixada

Reabertura de camarão do Equador já anima exportadores e outros países
http://www.seafoodbrasil.com.br/stf-libera-importacao-de-camarao-equador

 

China Proíbe Importação de Camarão do Equador por Problemas de Doença
https://abccam.com.br/2019/09/informativo-abcc-china-proibe-importacao-de-camarao-do-equador-por-problemas-de-doenca/

 

Camarão do Ártico quer entrar na briga pelo mercado nacional
http://seafoodbrasil.com.br/camarao-artico-devera-entrar-na-briga-pelo-mercado-nacional-de-camarao

Com preços mundiais em queda, camarão também cai no Brasil mas encontra mercado ressabiado
http://seafoodbrasil.com.br/com-precos-mundiais-em-queda-camarao-tambem-cai-brasil-mas-encontra-mercado-ressabiado

Ecuador: cría sustentable de camarones
https://www.dw.com/es/ecuador-cr%C3%ADa-sustentable-de-camarones/av-43834077

 

Tyson Foods investe em produtora de alternativa vegetal ao camarão
https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2019/09/epoca-negocios-tyson-foods-investe-em-produtora-de-alternativa-vegetal-ao-camarao.html

Esfriando a cabeça: Receita de Coquetel de camarão especial
https://www.comidaereceitas.com.br/crustaceos/coquetel-de-camarao-especial.html

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

A BALSA DO SEXO

A ‘balsa do sexo’, um dos experimentos mais estranhos de todos os tempos. Em 1973, ...

PESCA SUSTENTÁVEL NA AMÉRICA LATINA E NO MUNDO

O quarto encontro da Aliança Latino-Americana de Pesca Sustentável e Segurança Alimentar, realizado em Mar ...