30+1 ANOS

.

A revista Pesca & Mar está completando, neste ano de 2019, os seus 30+1 anos de viagem.  Começamos pequenos, como deve ser. Crescemos pouco a pouco, mês a mês, ano a ano, e alcançamos essas três décadas.  Detalhe: nós íamos comemorar os 30 anos de mar e pesca quando encontramos o primeiro número de nossa pescaria, datado de outubro de 1988. Pois é:  descobrimos que temos 31 anos de barco e peixe, de mar e onda, de dias, noites e notícias. Então demos um salto no tempo, de 29 para 31. Não é à toa que também somos peixe voador.

.

30+1: Demos um salto no tempo, de 29 para 31 anos de trabalho / Imagem: Educalingo

.

Durante esses 30+1 anos, nosso sonho de consumo sempre foi um entreposto de pesca moderno na cidade do Rio de Janeiro. Continua sendo. Não precisa ser como o inteiro de um navio de cruzeiro marítimo. A gente fica feliz com um espaço mais modesto. / Crédito: Interior do MSC Seaview-Elle Prime Viagens

.

A revista Pesca & Mar está completando, neste ano de 2019, os seus 30+1 anos de viagem.  Começamos pequenos, como deve ser. Crescemos pouco a pouco, mês a mês, ano a ano, e alcançamos essas três décadas.

De acordo  com quem entende do assunto quem completa 30  anos de casamento celebra Bodas de Pérola. Tudo bem: temos 30+1. A  pérola, um material duradouro e precioso, é um símbolo ligado à água e à mulher. Encontrada no interior de uma concha, a pérola representa a feminilidade criadora, que é capaz de gerar um ser. Assim como a concha carrega uma pérola em seu interior, a mulher também é capaz de carregar um indivíduo dentro de si. A pérola é considerada um símbolo místico, com o potencial de transfigurar elementos: uma concha transforma um grão de areia em um objeto precioso.

Pois a revista Pesca & Mar sempre foi e será a nossa pérola. O nosso eterno presidente Ignácio Balthazar do Couto iria concordar com essa ideia. Ele vivia sempre se complicando para dizer palavras como “perseverar” e “preservar”. Falava misturando as duas, e nós nunca deixamos de fazer o que ele dizia: continuamos perseverando em nossas lutas e preservando nossa autonomia.

Para Alexandre Guerra Espogeiro, nosso atual presidente, se o SAPERJ é o nosso barco, a revista é nosso leme, nosso GPS. “A revista Pesca & Mar é a nossa voz. É através dela que defendemos nossas ideias, reivindicamos  nossos direitos,  apontamos erros e acertos, mostramos que a pesca brasileira existe, pensa, merece respeito de deve ser tratada com a dignidade de quem ocupa com sua frota as águas do mar brasileiro”, declara.

O fato é que a revista, sempre sob o ponto de vista da pesca, abordou e continua abordando temas como literatura, filosofia, ecologia, política, gastronomia, história, ciência, etc. Principalmente etc. Estamos há 30+1 anos  navegando pelos  mares e oceanos da informação, das ideias, dos fatos, das notícias.

Mas é preciso dizer que um tema dominou cada número e cada página dessa revista durante essas três décadas: a construção de um terminal entreposto moderno na cidade do Rio de Janeiro. Quem quiser dar uma olhada nos 181 números anteriores vai confirmar isso. Não é mania. Não é ideia fixa. É um sonho. Um sonho para os milhares de pescadores e milhões de consumidores de pescado. (Edineia Costa Santos)

LEIA MAIS NO NÚMERO 183 DE NOSSA REVISTA: MAPA DE BORDO

Veja também

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

O PREÇO DO DIESEL

A regra que mudará o transporte de carga no mundo e pressionará o preço do ...

O MAR E A RESSACA DE AMAR O AMOR

“Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói, e não se ...