PELE DA TILÁPIA

Pele de tilápia é usada para tratar vítimas de queimaduras no Hospital Souza Aguiar. Unidade é a primeira do estado a realizar o tratamento, que também é feito no Ceará. Procedimento ainda está em fase experimental, mas já apresenta bons resultados.

A pele de tilápia (que ia para o lixo) vira “o ovo de Colombo” no tratamento de queimaduras / El País
Médicos aplicam pele de tilápia em um bebê de um ano e meio, queimado com água quente, no Instituto Dr. José Frota / Foto: Jarbas Oliveira

A pele da tilápia, peixe de água doce, está sendo usada para tratar pacientes vítimas de queimaduras graves. Ainda em fase experimental, o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, é o primeiro no estado a realizar o tratamento, que também é feito no Ceará. Segundo estudos médicos, a técnica é considerada simples, barata e menos dolorosa.

A técnica está em fase de avaliação pela Anvisa e passa por estudos nessa fase experimental. A pele da tilápia é rica em colágeno, resistente e elástica, o que contribui para a cicatrização em diferentes níveis.

A atadura feita com a pele do peixe tampa toda a ferida, como se fosse uma cola protegendo o local e pode permanecer na área queimada por vários dias.

A vantagem é que o uso reduz a dor do paciente durante o tratamento e acelera a cicatrização.

“Você vai ter uma cicatrização mais rápida da ferida. A ferida fica o tempo inteiro protegida, então o paciente sente muito menos dor. Não tem perda de proteínas e líquidos como se estivesse com a ferida exposta. E o tratamento fica muito mais simplificado porque, a partir do momento em que você coloca a pele, ela permanece por volta de dez dias ali. Então, quando ela sai ou vai sendo removida, a ferida já está cicatrizada”, explica a cirurgiã plástica Irene Daherbarra.

Esse tipo de tratamento está sendo testado no Ceará. No Rio, o Hospital Souza Aguiar é o primeiro a usar a técnica.

RJ: hospital Souza Aguiar utiliza pele de tilápia para tratar queimaduras 

https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/balanco-geral-rj/videos/rj-hospital-souza-aguiar-utiliza-pele-de-tilapia-para-tratar-queimaduras-14012020

Pele de tilápia passa a ser utilizada no tratamento de úlceras | Jornal da TVC 14.01.20

Veja também

EMBARCANDO NA REAL

Precisamos decidir, para o bem de todos, que a pesca não tem nada a ver ...

UMA PRAIA, UMA GAROTA, UM TUBARÃO

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino ...

ÁGUA ALIENÍGENA

Água em outros planetas pode ser bem diferente da que existe na Terra. A água ...

O MAPA DA PESCA: DESENVOLVIMENTO

Ministra diz que pesca deve ser indutora do desenvolvimento brasileiro. Tereza Cristina participou de reunião ...